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metadata.dc.type: Tese
Título: Transferência da tecnologia e da inovação no ensino profissional em agropecuária: estudos no Brasil e Argentina
Otros títulos: Transfer and diffusion of technology and innovation in professional education in agriculture: studies in Brazil and Argentina
Autor: Leite, Gilsa Amélia
metadata.dc.contributor.advisor1: Correia, Maria Elizabeth Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Monteiro, Rosa Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Correia, Maria Elizabeth Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: Rangel, Mary
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Gilson Dourado da
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Gabriel de Araujo
metadata.dc.contributor.referee5: Guedes, Cezar Augusto Miranda
Resumen: Esta pesquisa nos conduz à uma apreciação e reflexão sobre a formação dos técnicos agrícolas frente às inovações tecnológicas no setor agropecuário no Brasil e Argentina, levando-se em conta: à modernização da agricultura nos últimos anos, as recentes mudanças ocorridas no ensino médio profissional, assim como a atribuição do corpo diretivo discutindo essas mudanças, a importância da constante atualização docente que são os responsáveis pelos futuros profissionais e suas formações como cidadãos. Portanto, o objetivo geral dessa pesquisa é o de identificar e analisar as principais causas e dificuldades encontradas pelos professores do ensino profissional em agropecuária quanto ao conhecimento e apropriação das transferências e difusão das tecnologias inovadoras para o desenvolvimento do setor agropecuário no Brasil e na Argentina. A pesquisa de campo ocorreu em duas instituições de ensino profissional em Agropecuária: sendo uma localizada no Brasil e outra na Argentina. Ambas averiguadas dentro das competências e habilidades propostas nos referenciais curriculares nacionais de educação profissional de nível técnico. O conhecimento foi obtido por intermédio de pesquisas visando às opiniões dos professores sobre o conhecimento das inovações tecnológicas e suas capacidades laborativas sobre o tema. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se de entrevista semi-estruturada, análise de documentos oficiais, análise da tabela Likert e a observação participante. Concluiu-se que o conceito de tecnologia e inovação não é suficientemente difundido entre os professores de uma forma geral, mas as práticas que os levam são. Constatou-se também, que na escola argentina, a carência de recursos financeiros, investimentos em infra-estrutura e a atualização profissional são as maiores dificuldades para o desenvolvimento de projetos de transferência e difusão da tecnologia e inovação. Em contrapartida, os professores são motivados por seus dirigentes, e mesmo com recursos escassos, levam adiante os projetos colhendo bons resultados. Já a escola brasileira dispõe de melhores recursos e de melhores infra-estruturas. Por outro lado, com raríssimas exceções, são desmotivados e descomprometidos na missão de envolver-se em projetos, o que é uma perda inestimável para a formação técnica dos alunos, já que os mesmos não estão recebendo uma formação adequada para os atuais desafios do mercado de trabalho. Foi observado também, que na Argentina, o projeto político pedagógico é bem formulado, estruturado, seguido e cobrado por seus dirigentes, enquanto que, na escola brasileira o mesmo encontra-se obsoleto, contendo poucas informações e os professores são poupados de cobranças por nossos dirigentes
Palabras clave: Educação Profissional
Setor Agropecuário
Transferência de tecnologia e inovação
Professional Education
Agricultural Sector
Technology transfer and innovation
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária
Citación: LEITE, Gilsa Amélia. Transferência da tecnologia e da inovação no ensino profissional em agropecuária: estudos no Brasil e Argentina. 2017. 126 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16407
Fecha de publicación: 30-mar-2017
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

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