Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16407
metadata.dc.type: | Tese |
Título: | Transferência da tecnologia e da inovação no ensino profissional em agropecuária: estudos no Brasil e Argentina |
Otros títulos: | Transfer and diffusion of technology and innovation in professional education in agriculture: studies in Brazil and Argentina |
Autor: | Leite, Gilsa Amélia |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Correia, Maria Elizabeth Fernandes |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Monteiro, Rosa Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Correia, Maria Elizabeth Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rangel, Mary |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Gilson Dourado da |
metadata.dc.contributor.referee4: | Santos, Gabriel de Araujo |
metadata.dc.contributor.referee5: | Guedes, Cezar Augusto Miranda |
Resumen: | Esta pesquisa nos conduz à uma apreciação e reflexão sobre a formação dos técnicos agrícolas frente às inovações tecnológicas no setor agropecuário no Brasil e Argentina, levando-se em conta: à modernização da agricultura nos últimos anos, as recentes mudanças ocorridas no ensino médio profissional, assim como a atribuição do corpo diretivo discutindo essas mudanças, a importância da constante atualização docente que são os responsáveis pelos futuros profissionais e suas formações como cidadãos. Portanto, o objetivo geral dessa pesquisa é o de identificar e analisar as principais causas e dificuldades encontradas pelos professores do ensino profissional em agropecuária quanto ao conhecimento e apropriação das transferências e difusão das tecnologias inovadoras para o desenvolvimento do setor agropecuário no Brasil e na Argentina. A pesquisa de campo ocorreu em duas instituições de ensino profissional em Agropecuária: sendo uma localizada no Brasil e outra na Argentina. Ambas averiguadas dentro das competências e habilidades propostas nos referenciais curriculares nacionais de educação profissional de nível técnico. O conhecimento foi obtido por intermédio de pesquisas visando às opiniões dos professores sobre o conhecimento das inovações tecnológicas e suas capacidades laborativas sobre o tema. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se de entrevista semi-estruturada, análise de documentos oficiais, análise da tabela Likert e a observação participante. Concluiu-se que o conceito de tecnologia e inovação não é suficientemente difundido entre os professores de uma forma geral, mas as práticas que os levam são. Constatou-se também, que na escola argentina, a carência de recursos financeiros, investimentos em infra-estrutura e a atualização profissional são as maiores dificuldades para o desenvolvimento de projetos de transferência e difusão da tecnologia e inovação. Em contrapartida, os professores são motivados por seus dirigentes, e mesmo com recursos escassos, levam adiante os projetos colhendo bons resultados. Já a escola brasileira dispõe de melhores recursos e de melhores infra-estruturas. Por outro lado, com raríssimas exceções, são desmotivados e descomprometidos na missão de envolver-se em projetos, o que é uma perda inestimável para a formação técnica dos alunos, já que os mesmos não estão recebendo uma formação adequada para os atuais desafios do mercado de trabalho. Foi observado também, que na Argentina, o projeto político pedagógico é bem formulado, estruturado, seguido e cobrado por seus dirigentes, enquanto que, na escola brasileira o mesmo encontra-se obsoleto, contendo poucas informações e os professores são poupados de cobranças por nossos dirigentes |
Palabras clave: | Educação Profissional Setor Agropecuário Transferência de tecnologia e inovação Professional Education Agricultural Sector Technology transfer and innovation |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
metadata.dc.publisher.initials: | UFRRJ |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária |
Citación: | LEITE, Gilsa Amélia. Transferência da tecnologia e da inovação no ensino profissional em agropecuária: estudos no Brasil e Argentina. 2017. 126 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16407 |
Fecha de publicación: | 30-mar-2017 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017 - Gilsa Amélia Leite.pdf | Gilsa Amélia Leite | 3.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.