Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16396
metadata.dc.type: Tese
Título: A importância das redes rurais e da agricultura orgânica em ambientes de montanha: estudos de caso em Trás-os-Montes (Portugal) e Região Serrana Fluminense (Brasil)
Título(s) alternativo(s): The importance of rural networks and organic agriculture for mountain environments: case studies in Trás-os-Montes (Portugal) and Região Serrana Fluminense (Brazil)
La importancia de las redes y de la agricultura biológica para los ambientes de montaña: estudios de caso en Trás-os-Montes (Portugal) y Região Serrana Fluminense (Brasil)
Autor(es): Aun, Nádia Jarouche
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Renato Linhares de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rodrigues, Orlando Isidoro Afonso
metadata.dc.contributor.referee1: Guedes, Cezar Augusto Miranda]
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Anelise
metadata.dc.contributor.referee3: Faver, Leonardo Ciuffo
metadata.dc.contributor.referee4: Strauch, Guilherme de Freitas Ewald
Resumo: Neste trabalho é discutida a importância das redes sociais e técnicas no desenvolvimento de atividades concernentes à agricultura, às tecnologias sustentáveis na produção de alimentos, e às atividades não agrícolas como o turismo, a gastronomia, o lazer, entre outros. As redes estudadas são aquelas formadas a partir do ambiente rural e da atividade agrícola, especificamente, as Redes Rurais. Esse termo surge a partir do referencial teórico de redes e desenha-se como uma metodologia que se propõe a olhar para as diversas dimensões que compõem o ambiente rural. Os espaços estudados são ocupados por pessoas que têm a agricultura orgânica como uma de suas atividades econômicas e estão localizadas em ambientes de montanha. Três questões principais permearam este estudo: se a conformação de redes em um ambiente de montanha pode estimular a produção de alimentos (orgânica); se a agricultura orgânica como um modelo de produção agrícola é um fator central dentro deste ambiente tão diverso; e, em termos estratégicos, como o Estado enxerga o movimento de descentralização de determinadas atividades econômicas. A pesquisa foi realizada em duas regiões distintas: no Brasil (Região Serrana Fluminense), e em Portugal (Trás-os-Montes). Além da atividade agrícola em si, foi possível observar modelos de organização social que estimulam e facilitam o desenvolvimento a partir do aproveitamento de recursos endógenos. No entanto, além de uma questão de políticas públicas que favorecem ou dificultam o crescimento da atividade agrícola orgânica, uma das principais dificuldades encontradas foi a própria conformação da rede, isto é, o envolvimento dos atores no exercício da cidadania. A experiência europeia, por sua vez, traz a percepção de que investir na formação de redes é um fator estratégico dentro do desenho das políticas agrícolas daquele contexto. Longe de ser uma experiência simples, a Política Agrícola Comum (PAC) vem demonstrando, com o passar dos anos, que é possível investir no setor primário não ‘commoditizado’, além de incentivar e investir na formação dos mais variados grupos, como forma de garantir a permanência das pessoas na terra, sejam elas tradicionais ou não. Desta forma, a partir das experiências estudadas, buscamos com esta pesquisa trazer dados que demonstrem a importância da agricultura orgânica para a manutenção dos espaços e dos atores que se envolvem com essa atividade e passam a desenhar novos contornos para o ambiente rural. A relevância é assegurada pelo crescente debate em torno da importância, dentro de um contexto nacional, da cooperação entre regiões, do investimento em capital social e em inovação e pesquisa.
Palavras-chave: Políticas públicas
Desenvolvimento territorial endógeno
Agricultura orgânica
Ambientes de montanha
Public policies
Endogenous territorial development
Organic agriculture
Mountain environments
Desarrollo territorial endógeno
Agricultura orgánica
Ambientes de montaña
metadata.dc.subject.cnpq: Administração Rural
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária
Citação: AUN, Nádia Jarouche. A importância das redes rurais e da agricultura orgânica em ambientes de montanha: estudos de caso em Trás-os-Montes (Portugal) e Região Serrana Fluminense (Brasil). 2018. 103 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica - RJ. 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16396
Data do documento: 17-Dez-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018 - Nádia Jarouche Aun.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.