Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16374
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Pedagogia da alternância e articulação dos agentes formativos de técnicos em agropecuária: interação entre educação do campo e desenvolvimento rural sustentável em Nova Friburgo (Brasil) e Lobos (Argentina) |
Other Titles: | Pedagogy of alternating and cooperation among training agents of agricultural technicians: interaction between education in the field and sustainable rural development in Nova Friburgo (Brazil) and Lobos (Argentina) |
Authors: | Frossard, Antonio Carlos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Assis, Renato Linhares de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Oliveira, Lia Maria Teixeira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Assis, Renato Linhares de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Soares, Ana Maria Danta |
metadata.dc.contributor.referee3: | Anjos, Lúcia Helena Cunha dos |
metadata.dc.contributor.referee4: | Lima, Maria do Socorro Bezerra de |
metadata.dc.contributor.referee5: | Feiden, Alberto |
Abstract: | Este trabalho é uma avaliação da Pedagogia da Alternância como estratégia de formação de jovens oriundos da Agricultura Familiar. A pesquisa foi realizada em localidades rurais de Nova Friburgo (Brasil) e Lobos (Argentina). O público foram professores e egressos do Centro Familiar de Formação por Alternância Rei Alberto I (CEFFA CEA Rei Alberto I) e do Centro Productivo para La Educación Total de Lobos (CEPT Nº. 16 – Lobos). O objetivo foi o de analisar como a Pedagogia da Alternância articula os agentes e elementos para formação de técnicos em agropecuária, capazes de atender sua realidade local e que colaboram na difusão de inovações notadamente de base agroecológica. A pesquisa foi realizada nas duas escolas a partir de análise de documentos, com a aplicação de questionários a professores e, na última etapa, questionários e entrevistas com os egressos. O resultado da pesquisa aponta que as duas escolas são as principais agentes heteroformativas e responsáveis em planejar e organizar a formação dos discentes, mobilizando os demais agentes heteroformativos: as famílias e os agentes do meio. A família tem papel heteroformativo primordial de retransmitir ao ente em formação o conhecimento acumulado por gerações. A autoformação se dá com a aplicação das diversas ferramentas pedagógicas. A ecoformação ocorre no momento em que o estudante consegue se entender como parte de um meio social, físico e ambiental em que se interdependem entre si. Ao estudar o meio, as questões naturais de seu espaço para a implantação de um Projeto, as adaptações naturais são, de acordo com a pesquisa, uma forma de aprender com o espaço físico que o cerca. |
Keywords: | Pedagogia da alternância Teoria tripolar Formação de técnico em agropecuária Pedagogy of alternating Tripolar theory Training of agricultural technicians |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
metadata.dc.publisher.initials: | UFRRJ |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária |
Citation: | FROSSARD, Antonio Carlos. Pedagogia da alternância e articulação dos agentes formativos de técnicos em agropecuária: interação entre educação do campo e desenvolvimento rural sustentável em Nova Friburgo (Brasil) e Lobos (Argentina). 2014. 176 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2014. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16374 |
Issue Date: | 25-Feb-2014 |
Appears in Collections: | Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014 - Antonio Carlos Frossard.pdf | Documento principal | 1.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.