Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16374
metadata.dc.type: Tese
Título: Pedagogia da alternância e articulação dos agentes formativos de técnicos em agropecuária: interação entre educação do campo e desenvolvimento rural sustentável em Nova Friburgo (Brasil) e Lobos (Argentina)
Otros títulos: Pedagogy of alternating and cooperation among training agents of agricultural technicians: interaction between education in the field and sustainable rural development in Nova Friburgo (Brazil) and Lobos (Argentina)
Autor: Frossard, Antonio Carlos
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Renato Linhares de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Renato Linhares de
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Ana Maria Danta
metadata.dc.contributor.referee3: Anjos, Lúcia Helena Cunha dos
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Maria do Socorro Bezerra de
metadata.dc.contributor.referee5: Feiden, Alberto
Resumen: Este trabalho é uma avaliação da Pedagogia da Alternância como estratégia de formação de jovens oriundos da Agricultura Familiar. A pesquisa foi realizada em localidades rurais de Nova Friburgo (Brasil) e Lobos (Argentina). O público foram professores e egressos do Centro Familiar de Formação por Alternância Rei Alberto I (CEFFA CEA Rei Alberto I) e do Centro Productivo para La Educación Total de Lobos (CEPT Nº. 16 – Lobos). O objetivo foi o de analisar como a Pedagogia da Alternância articula os agentes e elementos para formação de técnicos em agropecuária, capazes de atender sua realidade local e que colaboram na difusão de inovações notadamente de base agroecológica. A pesquisa foi realizada nas duas escolas a partir de análise de documentos, com a aplicação de questionários a professores e, na última etapa, questionários e entrevistas com os egressos. O resultado da pesquisa aponta que as duas escolas são as principais agentes heteroformativas e responsáveis em planejar e organizar a formação dos discentes, mobilizando os demais agentes heteroformativos: as famílias e os agentes do meio. A família tem papel heteroformativo primordial de retransmitir ao ente em formação o conhecimento acumulado por gerações. A autoformação se dá com a aplicação das diversas ferramentas pedagógicas. A ecoformação ocorre no momento em que o estudante consegue se entender como parte de um meio social, físico e ambiental em que se interdependem entre si. Ao estudar o meio, as questões naturais de seu espaço para a implantação de um Projeto, as adaptações naturais são, de acordo com a pesquisa, uma forma de aprender com o espaço físico que o cerca.
Palabras clave: Pedagogia da alternância
Teoria tripolar
Formação de técnico em agropecuária
Pedagogy of alternating
Tripolar theory
Training of agricultural technicians
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária
Citación: FROSSARD, Antonio Carlos. Pedagogia da alternância e articulação dos agentes formativos de técnicos em agropecuária: interação entre educação do campo e desenvolvimento rural sustentável em Nova Friburgo (Brasil) e Lobos (Argentina). 2014. 176 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16374
Fecha de publicación: 25-feb-2014
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2014 - Antonio Carlos Frossard.pdfDocumento principal1.35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.