Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16331
metadata.dc.type: Tese
Title: Pesquisa de anticorpos Anti-Borrelia burgdorferi em condições experimentais e de infecções naturais em bovinos
Authors: Ishikawa, Márcia Mayumi
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonseca, Adivaldo Henrique da
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Adivaldo Henrique da
metadata.dc.contributor.referee2: Yoshinari, Natalino Hajime
metadata.dc.contributor.referee3: Madruga, Cláudio Roberto
metadata.dc.contributor.referee4: Massard, Carlos Luiz
metadata.dc.contributor.referee5: Pereira, Maria Julia Salim
Abstract: Realizou-se estudo do perfil de produção de anticorpos da classe IgG anti Borrelia burgdorferi em dois bovinos mestiços utilizados em padronização de teste ELISA indireto e em 15 outros bovinos mantidos a campo no município de Seropédica, RJ. Analisou-se as possíveis interferências na soropositividade para B. burgdorferi nestes animais frente as vacinações e infecções naturais por B. burgdorferi, Babesia bigemina, Babesia bovis, Anaplasma marginale e infestações naturais por Boophilus microplus. Os dois bovinos utilizados em padronização receberam vacinas para brucelose, leptospirose e carbúnculo sintomático. Todos os 17 animais receberam o imunógeno de proteína rBm86. Utilizou-se ensaio imunoenzimático ELISA indireto para detecção de anticorpos da classe IgG anti B. burgdorferi , B. bigemina, B. bovis e A. marginale para estudar a produção de anticorpos IgG nos animais utilizados. Utilizou-se teste de soroaglutinação microscópica para leptospirose, testes de soroaglutinação rápida e lenta para brucelose e o Kit para detecção de xvii anticorpos anti rBm86. Para conhecer o título de anticorpos IgG anti B. burgdorferi , B. bigemina, B. bovis e A. marginale nos bovinos provenientes das regiões estudadas, realizou-se estudo sorológico em 16 bovinos mantidos na fazenda Pilar, Maricá, 15 bovinos da fazenda Alto da Serra, Queimados, situados na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro; 28 animais procedentes de Alegre, região sul do Espírito Santo, 436 da mesorregião do Norte Fluminense e 122 da mesorregião do Médio Paraíba. Neste estudo, observou-se altos títulos de anticorpos anti B. burgdorferi, B. bigemina, B. bovis e A. marginale, demonstrando a ocorrência de infecção simultânea desses agentes na população animal estudada. Observou-se aumento na produção de anticorpos da classe IgG anti B. burgdorferi em bovinos após vacina para leptospirose e após associação de estímulos. Não houve interferência na soropositividade dos ensaios imunoenzimáticos para pesquisa de anticorpos anti B. burgdorferi , B. bigemina, B. bovis e A. marginale nos bovinos utilizados em padronização.
Keywords: Medicina Veterinária
metadata.dc.subject.cnpq: Medicina Veterinária
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias
Citation: ISHIKAWA, Márcia Mayumi. Pesquisa de anticorpos Anti-Borrelia burgdorferi em condições experimentais e de infecções naturais em bovinos. 2000. 84 f. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária, Patologia e Ciências Clínicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2000.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16331
Issue Date: 24-Mar-2000
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Veterinárias

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2000 - Marcia Mayumi Ishikawa.pdf490.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.