Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16322
metadata.dc.type: Tese
Título: Avaliação experimental de Amblyomma dubitatum (Acari: Ixodidae) como vetor biológico de Rickettsia rickettsii (Rickettsiales: Rickettsiaceae)
Otros títulos: Experimental evaluation of Amblyomma dubitatum (Acari: Ixodidae) as a biological vector of Rickettsia rickettsii (Rickettsiales: Rickettsiaceae)
Autor: Sakai, Renata Kazuko
metadata.dc.contributor.advisor1: Battesti, Darci Moraes Barros
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fonseca, Adivaldo Henrique da
metadata.dc.contributor.referee1: Battesti, Darci Moraes Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Labruna, Marcelo Bahia
metadata.dc.contributor.referee3: Cunha, Nathalie Costa da
metadata.dc.contributor.referee4: Faccini, João Luiz Horácio
metadata.dc.contributor.referee5: Massard, Calos Luiz
Resumen: Fêmeas ingurgitadas de Amblyomma dubitatum, naturalmente infectadas por Rickettsia bellii, foram utilizadas para estabelecer uma colônia de laboratório. Larvas, ninfas e adultos foram expostos a duas cepas de Rickettsia rickettsii alimentando-se em cobaias inoculadas e, posteriormente mantidas em cobaias não infectadas. Após a alimentação, larvas e ninfas ingurgitadas mudaram para ninfas e adultos, respectivamente, que mostraram estar infectados (confirmando a perpetuação transestadial), e foram capazes de transmitir ambas as cepas de R. rickettsii para animais não infectados, como demonstrado pela clínica, sorologia, e análises moleculares. No entanto, as fases de larvas, ninfas e adultos de A. dubitatum demonstraram ser apenas parcialmente susceptível a infecção por R. rickettsii, uma vez que em todos os casos, apenas uma parte dos carrapatos se tornaram infectados por este agente, após serem expostos a animais na fase de rickettisemia. Enquanto a transmissão transovariana de R. rickettsii foi ineficiente nas fêmeas ingurgitadas de A. dubitatum do presente estudo, 100% dessas fêmeas passaram R. bellii transovarianamente. Uma vez que foi relatado que uma infecção primária por uma espécie Rickettsia impediria a transmissão transovariana de uma segunda espécie de Rickettsia, é provável que a ineficácia do A. dubitatum para perpetuar R. rickettsii por transmissão transovariana foi relacionada com infecção primária por R. bellii; no entanto, também pode estar relacionado a fatores desconhecidos inerentes à A. dubitatum. A relevância de A. dubitatum como um vetor natural de R. rickettsii aos seres humanos ou animais é discutida.
Palabras clave: Rickettsia rickettsii
Amblyomma dubitatum
competência vetorial
febre maculosa
Vector competence
Spotted fever
metadata.dc.subject.cnpq: Medicina Veterinária
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Veterinária
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias
Citación: SAKAI, Renata Kazuko. Avaliação experimental de Amblyomma dubitatum (Acari: Ixodidae) como vetor biológico de Rickettsia rickettsii (Rickettsiales: Rickettsiaceae). 2014. 33 f. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias, Parasitologia Veterinária) - Instituto de Veterinária, Departamento de Parasitologia Animal, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16322
Fecha de publicación: 25-feb-2014
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciências Veterinárias

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2014 - Renata Kazuko Sakai.pdfDocumento principal1.21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.