Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16310
metadata.dc.type: Tese
Title: Métodos de diagnóstico em Fasciola hepatica (Trematoda: Fasciolidae)
Other Titles: Methods of diagnosis in Fasciola hepatica (Trematoda: Fasciolidae)
Authors: Carneiro, Milena Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: Scott, Fabio Barbour
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Martins, Isabella Vilhena Freire
metadata.dc.contributor.referee1: Scott, Fabio Barbour
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Isabella Vilhena Freire
metadata.dc.contributor.referee3: Lopes, Carlos Wilson Gomes
metadata.dc.contributor.referee4: Nunes, Louisiane de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee5: Leite, Ronaldo Cerqueira
Abstract: Este trabalho objetivou estudar métodos de diagnóstico e controle de Fasciola hepatica em ruminantes, além de fornecer informações sobre a dinâmica populacional de Lymnaea columella. Na primeira etapa do trabalho, entre novembro de 2010 e junho de 2013, moluscos da espécie L. columella foram coletados em cinco diferentes pontos e correlacionados a dados meteorológicos como precipitação e temperatura. Não houve diferença entre o número médio de moluscos nas estações do ano. A segunda etapa do trabalho envolveu a comparação da técnica de sedimentação descrita por Foreyt (2005) com técnica de quatro tamises proposta por Girão; Ueno (1985) com infecção artificial de fezes de bovinos com ovos de F. hepatica, para diagnóstico quantitativo deste parasito. Após análise estatística a técnica de sedimentação apresentou resultado superior com maiores percentuais de recuperação além de possui menor custo e ser de mais fácil execução que a técnica de tamisação. Na terceira e última etapa deste trabalho, exemplares adultos de F. hepatica foram coletados de ovinos previamente tratados com albendazole e de um ovino controle. Os tempos de avaliação foram 48, 72 e 96 horas pós-tratamento. Os parasitos foram processados por meio de técnica histopatológica e avaliados quanto à alterações no aparelho reprodutor masculino. Observou-se que no decorrer do tempo de avaliação houve alterações significativas nas células espermatogênicas as quais incluem: rarefação celular, apoptose com células apresentando características de picnose e cariorrexe e, consequentemente, diminuição da produção de espermatozoides, além de vacuolização intra e extracelular. Estes resultados demonstram que o albendazole alterou a produção de espermatozoides o que interfere da produção de ovos de F. hepatica, demonstrando a eficácia do mesmo neste experimento. Estudos de sazonalidade do hospedeiro intermediário de F. hepatica, que contribuem para a escolha da melhor técnica diagnóstica deste parasito e que demonstrem eficácia e/ou resistência de medicamento são essenciais para que se estabeleçam em cada região programas estratégicos eficazes para o controle da fasciolose.
Keywords: fasciolose
Lymnaea columella
epidemiologia
fasciolosis
epidemiology
metadata.dc.subject.cnpq: Medicina Veterinária
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Veterinária
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias
Citation: CARNEIRO, Milena Batista. Métodos de diagnóstico em Fasciola hepatica (Trematoda: Fasciolidae). 2014. 106 f. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias, Parasitologia Veterinária). Instituto de Veterinária, Departamento de Parasitologia Animal, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16310
Issue Date: 27-Feb-2014
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Veterinárias

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Milena Batista Carneiro.pdfDocumento principal1.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.