Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16303
metadata.dc.type: Tese
Título: Distribuição geográfica de triatomíneos, índices de dispersão e aspectos da infecção natural por Trypanosoma cruzi associados às características domiciliares e às condições socioeconômicas e ambientais da região do Cariri, estado do Ceará
Título(s) alternativo(s): Triatomine geographical distribution, dispersion rates and aspects of Trypanosoma cruzi natural infection associated with dwelling characteristics and with socioeconomic and environmental conditions in the Cariri region, state of Ceará.
Autor(es): Pedro, Thiago Bernardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Tassinari, Wagner de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sousa, Danielle Misael de
metadata.dc.contributor.referee1: Tassinari, Wagner de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Adriana Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Peixoto, Maristela Peckle
metadata.dc.contributor.referee4: Mallet, Jacenir Reis dos Santos
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Claudia Bezerra da
Resumo: Os triatomíneos são responsáveis pela transmissão vetorial da doença de Chagas, que afeta entre 6 e 8 milhões de pessoas na América Latina continental, com uma incidência de 28 mil casos por ano. No estado do Ceará, a predominância da caatinga, além de uma área rural com habitações humanas precárias, fornece diversos tipos de abrigos para esses insetos. No presente estudo, foram avaliados a distribuição geográfica, os índices de dispersão e a infecção natural por Trypanosoma cruzi em triatomíneos coletados na região do Cariri, no extremo sul do estado do Ceará, e sua associação com características domiciliares, socioeconômicas e ambientais da área de estudo. Os maiores índices de dispersão foram verificados em Antonina do Norte e Potengi. Foi encontrada correlação significativa entre a dispersão de triatomíneos e variáveis de trabalho, renda e condições ambientais dos municípios estudados. A espécie Triatoma pseudomaculata representou a maior parte dos espécimes capturados durante o período do estudo. No ambiente intradomiciliar, a maioria dos triatomíneos coletados foram identificados como Triatoma brasiliensis ou Triatoma pseudomaculata. Os municípios de Farias Brito e Potengi apresentaram as maiores taxas de triatomíneos capturados para cada 10 mil habitantes. As espécies Panstrongylus megistus e Rhodnius nasutus apresentaram os maiores índices médios de infecção natural. Em Farias Brito e Potengi, a maioria dos domicílios com triatomíneos positivos para Trypanosoma cruzi possuía banheiro externo, poleiro, presença de gatos, presença de cachorros e galinheiro. No entanto, não foi encontrada associação significativa entre as características dos domicílios e a positividade para Trypanosoma cruzi em triatomíneos. Os resultados obtidos reforçam a importância da vigilância entomológica para os vetores da doença de Chagas em áreas endêmicas do Nordeste brasileiro.
Palavras-chave: Doença de Chagas
Triatominae
Vigilância entomológica
Chagas disease
Entomological surveillance
metadata.dc.subject.cnpq: Medicina Veterinária
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Veterinária
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias
Citação: PEDRO, Thiago Bernardo. Distribuição geográfica de triatomíneos, índices de dispersão e aspectos da infecção natural por Trypanosoma cruzi associados às características domiciliares e às condições socioeconômicas e ambientais da região do Cariri, estado do Ceará. 2020. 77 p. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16303
Data do documento: 19-Mai-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Veterinárias

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020 - Thiago Bernardo Pedro.pdf3.06 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.