Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16301
metadata.dc.type: Tese
Título: Cultivo de Borrelia burgdorferi e B. garinii (Spirochaetales:Spirochaetaceae): cinética de crescimento em diferentes meios de cultivo e técnicas de coloração
Autor: Oliveira, Ângela de
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonseca, Adivaldo Henrique da
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Adivaldo Henrique da
metadata.dc.contributor.referee2: Yoshinari , Natalino Hajime
metadata.dc.contributor.referee3: Rangel Filho, Francisco Benedito
metadata.dc.contributor.referee4: Massard, Carlos Luiz
metadata.dc.contributor.referee5: Inada, Tetsuo
Resumen: No presente trabalho, foram utilizados 57 meios para cultivo de Borrelia burgdorferi Johnson, Schmid, Hyde, Steigerwalt & Brenner 1984, e 26 meios para cultivo de B. garinii Baranton, Postic & Saint Girons 1992. Nestes meios foram adicionadas diferentes substâncias, soros sanguíneos de diferentes espécies animais e vários pHs: 6,4; 6,5; 6,8; 7,0 e 7,5. Observou-se que as duas amostras tiveram um bom crescimento na maioria dos meios testados. Foi estudada a cinética de crescimento de B. burgdorferi e B. garinii, pelo período de 3 meses, utilizando os seguintes meios: 1) BSK adicionado de soro de coelho; 2) BSK adicionado de soro de suino; 3) BSK adicionado de soro de suino e 5 fluorouracil; 4) PMR; 5) CTB; 6) DUBOS; 7) Caldo Brucella e 8) BHI. Todos os meios foram preparados assepticamente e mantidos em tubos de ensaio com capacidade para 10 mL. Para cada meio de cultivo, o inóculo foi padronizado para conter no início, 102 espiroquetas para cada 0,1 mL de cultivo. O monitoramento do crescimento foi feito contando-se o total de espiroquetas em 0,1 mL do meio entre lâmina de microscopia com dimensões de 26 x 76 mm e lamínula com dimensões de 10 x 30 mm, tendo sido utilizado microscópio de campo escuro e aumento de 250X e 400X. A contagem foi realizada pelo período de 14 semanas, tendo sido diária nos primeiros 12 dias e semanal a partir desta data. Houve crescimento de B. burgdorferi e B. garinii, em todos meios testados, com melhor performance para BSK adicionado de soro de coelho, BSK xvi adicionado de soro de suino + 5 fluorouracil e meio CTB. Observou-se crescimento de B. burgdorferi a partir da 4ª semana atingindo o platô de crescimento entre a 8ª e 12ª semanas, quando ocorreu a exaustão do meio de cultivo. Para B. garinii, observou-se um ligeiro aumento do crescimento a partir da 6ª semana, atingindo um platô de crescimento entre a 9ª e 12ª semanas, e seguido da diminuição do mesmo. A B. burgdorferi após ser cultivada em meio de BSK, foi mantida viável em tubo nunc, adicionado de Glicerol a 80%, pelo período de 12 meses a temperatura de 0 ºC. Foi realizada, com sucesso, a coloração das duas amostras de Borrelia, utilizando os corantes cristal violeta, safranina, fucsina e verde brilhante.
Palabras clave: Medicina Veterinária
metadata.dc.subject.cnpq: Medicina Veterinária
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Veterinária
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias
Citación: OLIVEIRA, Ângela de. Cultivo de Borrelia burgdorferi e B. garinii (Spirochaetales:Spirochaetaceae): cinética de crescimento em diferentes meios de cultivo e técnicas de coloração. 2002. 113 f. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2002.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16301
Fecha de publicación: 21-mar-2002
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciências Veterinárias

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2002 - Angela de Oliveira.pdfAngela de Oliveira1.38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.