Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16254
metadata.dc.type: Tese
Título: Agentes da theileriose e da anaplasmose granulocítica em equídeos de microrregiões do estado do Rio de Janeiro
Otros títulos: Agents of theileriosis and granulocytic anaplasmosis in equids of microregions in the State of Rio de Janeiro
Autor: Santos, Tiago Marques dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Massard, Carlos Luiz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Almeida, Fernando Queiroz de
metadata.dc.contributor.referee1: Linhares, Guido Fontgalland Coelho
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Romário Cerqueira
metadata.dc.contributor.referee3: Faccini, João Luiz Horácio
metadata.dc.contributor.referee4: Baldani, Cristiane Divan
Resumen: Este trabalho foi realizado nas microrregiões de Itaguaí e Serrana no estado do Rio de Janeiro para estudar os agentes da theileriose e da anaplasmose granulocítica equina. Amostras de soro e sangue foram submetidas à reação de imunofluorescência indireta (RIFI), reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT-PCR) e a análise hematológica. A prevalência geral para T. equi foi de 81,09% (n=579), com maior prevalência (p<0,05) para microrregião de Itaguaí (85,43%), quando comparado a Serrana (76,92%). A região, altitude, nível da propriedade e origem dos equinos foram associados (p<0,05) com a soropositividade para T. equi. Equinos criados na microrregião de Itaguaí apresentaram 11% mais chance (RP=1,11; p=0,003) de terem contato com T. equi comparado aqueles criados na microrregião Serrana. Além disso, quando são criados a altitudes abaixo de 500m apresentaram 10% de chance a mais abaixo de 500m (RP=1.10; p=0,014) de se tornarem soropositivos. Equinos criados em propriedades de nível ruim (RP=1,13; p=0,018) e nascidos na propriedade (RP=1,10; p=0,008) apresentaram mais chance de terem contato com T. equi. A frequência de equinos soropositivos para A. phagocytophilum foi de 17% (n=17) das amostras examinadas no município de Seropédica. Apenas a idade apresentou associação (p=0,044) com a soropositividade dos equinos para A. phagocytophilum. Das 350 amostras avaliadas pela RT-PCR, 0,86% (n=3) apresentaram amplificação específica para o gene msp2. As amostras positivas apresentaram valores médios do CT de 35,09±1,48 ciclos e de Tm de 78,56±0,53ºC, semelhante a do controle positivo, de 78,45±0,32ºC. As microrregiões de Itaguaí e Serrana são endêmicas para theileriose equina e de estabilidade enzoótica para T. equi. Apenas os fatores relacionados à área de coleta influenciam a soropositividade dos equinos para T. equi nas microrregiões estudadas. A presença de anticorpos anti-A. phagocytophilum e a evidência molecular da infecção por esse agente em equinos do município de Seropédica, no estado do Rio de Janeiro, sugere a circulação de A. phagocytophilum nessa região.
Palabras clave: Equídeos
Theileria equi
Anaplasma phagocytophilum
Epidemiologia
Diagnóstico sorológico e molecular
Equids
Theileria equi
Anaplasma phagocytophilum
Epidemiology
Sorological and molecular diagnosis.
metadata.dc.subject.cnpq: Medicina Veterinária
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Veterinária
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias
Citación: Santos, Tiago Marques dos. Agentes da theileriose e da anaplasmose granulocítica em equídeos de microrregiões do estado do Rio de Janeiro. 2011. 103 f. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16254
Fecha de publicación: 1-mar-2011
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciências Veterinárias

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2011 - Tiago Marques dos Santos.pdf2011 - Tiago Marques dos Santos3.38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.