Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16237
metadata.dc.type: Tese
Título: Ensino de Parasitologia no curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: um estudo descritivo
Título(s) alternativo(s): Teaching of Parasitology on the graduation course of the Veterinary Medicine of the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: a descriptive study
Autor(es): Ferreira, Maria do Carmo
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Maria Julia Salim
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Marly de Abreu
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Carlos Wilson Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Akino
Resumo: O ensino de Parasitologia Veterinária no mundo tem se revelado importante tema de investigação, fato comprovado pelo grande número de artigos publicados em revistas científicas. Entretanto, ainda são raros estes estudos no Brasil. O presente trabalho teve como objetivos explicitar de que forma as mudanças em relação ao conhecimento e, conseqüentemente, sobre o ensino-aprendizagem, podem estar se refletindo na vivência didático-pedagógica, do ensino de Parasitologia Veterinária, no Curso de Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Utilizou-se, como metodologia, o estudo descritivo, sendo a pesquisa desenvolvida com os docentes do Departamento de Parasitologia Animal e discentes do referido curso, no período de outubro de 2000 a dezembro de 2001. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários aos discentes, entrevistas com os docentes e observação de aulas teóricas e práticas. O estudo se organizou em três capítulos articulados. No primeiro, buscou-se compreender a relação existente entre o conhecimento produzido pela universidade e a sociedade, bem como a trajetória desta instituição, a crise vivenciada hoje e as propostas para a sua renovação. No segundo, procurou-se entender o processo de ensino aprendizagem na universidade, reconhecendo-o como complexo. No terceiro, vincularam-se as temáticas dos dois primeiros capítulos, costurando-as aos resultados encontrados. São reveladas as visões dos discentes e docentes, bem como a configuração das aulas teóricas e práticas no confronto professoraluno- conhecimento para o ensino de Parasitologia Veterinária da UFRRJ A análise dos resultados mostrou que os docentes são considerados profissionais competentes no trabalho que vêm realizando. Em alguns casos, observou-se que seria importante realizar a adequação melhor do tempo das aulas teóricas e práticas. As aulas práticas se mostraram como o espaço mais democrático do fazer pedagógico, no que diz respeito à possibilidade de uma ação educacional progressista. Entre os discentes, os resultados mostraram dificuldades na organização dos estudos, mas, mesmo assim, eles possuem consciência da importância do conhecimento em Parasitologia para o seu exercício profissional. A prova foi considerada a melhor forma de avaliação, embora não fosse a única. A realização da avaliação prática, com consulta, utilização de CD-ROM e apostilas específicas, foi iniciativa elogiada pelos alunos. Na concepção dos docentes, as atribuições do professor universitário vão além do mero ensinar, estando todos envolvidos com pesquisa e, mesmo sem terem tido uma formação pedagógica específica, consideram-se educadores. Revelaram, também, a necessidade de mudanças no ensino, frente às novas realidades sociais. Conclui-se que existe uma conjugação de concepções pedagógicas conservadoras e emancipadoras, e que transformar o ensino em campo de pesquisa seria um dos caminhos para a renovação e ampliação da Parasitologia na UFRRJ.
Palavras-chave: undergraduate teaching
teaching-learning
pedagogic education.
educação superior
ensinar e aprender
fazer didático-pedagógico
metadata.dc.subject.cnpq: Parasitologia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Veterinária
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias
Citação: FERREIRA, Maria do Carmo. Ensino de Parasitologia no curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: um estudo descritivo. 2004. 129 f. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16237
Data do documento: 6-Fev-2004
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Veterinárias

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004 - Maria do Carmo Ferreira.pdfMaria do Carmo Ferreira715.08 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.