Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16236
metadata.dc.type: Tese
Title: Análise transcritômica do intestino de fêmeas ingurgitadas de Ornithodoros mimon (Acari: Argasidae)
Other Titles: Gut transcriptome analysis on engorged females of Ornithodoros mimon (Acari: Argasidae)
Authors: Landulfo, Gabriel Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Barros-Battesti, Darci Moraes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Faccini, João Luiz Horácio
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Carvalho, Eneas de
metadata.dc.contributor.referee1: McIntosh, Douglas
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Adivaldo Henrique da
metadata.dc.contributor.referee3: Somons, Simone
metadata.dc.contributor.referee4: Pinto, Erik Daemon de Souza
Abstract: Ornithodoros mimon é um carrapato argasídeo parasita de quirópteras, aves e marsupiais, além de ser bastante agressivo aos humanos. O conhecimento dos transcritos presentes no intestino dos carrapatos auxilia no entendimento do papel de moléculas vitais no processo digestão e na relação parasito-hospedeiro, além de fornecer também informações sobre a evolução dos artrópodes hematófagos. Desta maneira, o presente estudo teve como objetivo conhecer e identificar as principais moléculas expressas no intestino de uma espécie de carrapato argasídeo após o repasto sanguíneo, através de uma análise transcritômica do intestino de fêmeas ingurgitadas de O. mimon. Sessenta fêmeas foram alimentadas e dissecadas para coleta o tecido intestinal. O RNAm da amostra do intestino foi extraído, purificado e quantificado. Esse serviu de molde para síntese do cDNA, que foi utilizado no pirosequenciamento. O transcritoma foi obtido através do método de montagem de novo do cDNA do tecido intestinal. Identificou-se 2235 sequências consensos (contigs) ou transcritos, dos quais 1729 apresentaram similaridade (hit) com sequências dos bancos de dados, enquanto que 506 não tiveram nenhuma similaridade. Os transcritos foram anotados e agrupados conforme as funções biológicas atribuídas as eles no processo de anotação gênica. Atividade catalítica, adesão e transporte foram as funções mais representativas com 780, 709 e 106 transcritos, respectivamente. Em uma análise não automatizada, os transcritos foram subcategorizados em 31 categorias. As categorias mais representativas foram desconhecido, atividade catalítica e transportadores-canais. Identificamos 103 transcritos digestivos associados à digestção de proteínas (67), carboidratos (19) e lipídios (17). Proteinases das classes serino, cisteíne, aspártica e metalo representaram as enzimas atuantes na digestão intracelular do constituinte proteíco do repasto sanguíneo. Genes associados com o transporte (hemelipoglicoproteína) e estocagem (ferritina) dos nutrientes resultantes da digestão foram encontrados bem expressos no trato digestivo. Registrou-se pela primeira vez a presença de uma cisteína peptidase do tipo catepsina O em carrapatos. Foram depositados no banco de dados gênico público 2213 transcritos de O. mimon. A análise filogenética das peptidases revelou que a maioria das proteinases de O. mimon é próxima aos genes codificadores de proteinases de carrapatos. Transcritos de catepsinas L de O. mimon parecem ter divergido de ancestrais recentes diferentes. A inferência filogenética baseada em conjunto de dados transcritos homólogos tem uma resolução topológica similar a de outros conjuntos de dados, como genoma mitocondrial e sequências nuclear de RNA ribossômico (rRNA). Os achados obtidos no presente estudo podem contribuir para compreensão dos importantes processos dos carrapatos argasídeos, como digestão, nutrição e imunidade, além de fornecer informações sobre a filogenia dos carrapatos.
Keywords: transcriptome
gut
transcritoma
intestino
Argasidae
Argasidae
metadata.dc.subject.cnpq: Parasitologia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Veterinária
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias
Citation: LANDULFO, Gabriel Alves. Análise transcritômica do intestino de fêmeas ingurgitadas de Ornithodoros mimon (Acari: Argasidae). 2016. 69 f. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16236
Issue Date: 26-Feb-2016
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Veterinárias

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Gabriel Alves Landulfo.pdf2016 - Gabriel Alves Landulfo2.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.