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https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16057
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões |
Authors: | Oliveira, Lia Maria Teixeira de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lima, Eli de Fátima Napoleão de |
Abstract: | A problemática central dessa tese é o estudo sobre a construção social do magistério, cuja análise compreende as identidades docentes como processo multidimensional e relacional produzido nas sucessivas socializações. Quanto à temática específica, no tocante à pesquisa geradora dessa tese refere-se aos processos de socialização do professor do ensino técnico agrícola, no marco temporal da política educacional iniciada na década de 1990, cuja tônica é a reestruturação do modelo de gestão e funcionamento da instituição tecnológica e a concepção de profissionalização docente. Contudo os dados da pesquisa de campo forçaram um deslocamento da análise para a origem da constituição profissional, quando por volta dos anos de 1910 até 1940 incidem na sociedade os proclames públicos republicanos para a profissionalização de um magistério capaz de uma intervenção qualificada na educação profissional dos jovens desvalidos para serem cidadãos úteis . Delimita-se ainda um enfoque de profissão docente, verificando os significantes globais vindos do sistema oficial, como a noção de competências, mas a licenciatura nos contextos locais demonstra não haver consensos sobre tais significantes globais. Congruente ao saberfazer docente e aos processos identitários profissionais, demonstra-se por meio do trabalho de pesquisa de campo, documentos e da literatura, a existência de espaços/tempos institucionais marcados pelas permanências e ambigüidades, contudo na atualidade, essas marcas do passado e da dualidade estrutural sob a esfera escolar/universitária tencionam os processos socioculturais e acadêmicos para ações e percepções de caráter mais emancipado dos domínios agrários hegemônicos. A discussão teórica que atravessa toda a tese remete ao entendimento que em sociedade, nos espaços político-culturais, os indivíduos e grupos são moldados por saberes, atitudes, valores, normalização técnica e perfis para exercerem papéis na profissão docente ou em outra área profissional. De modo a configurar uma realidade não tão equilibrada em relações de permanências e determinações, verifica-se a mesma sob tensão na e pela disputa de profissionalização docente. Neste sentido, o objetivo geral da tese é buscar compreender as identidades docentes desse professor da educação técnica agrícola a partir dos processos sócio-profissionais institucionalizados pelo campo político-acadêmico de socialização. Sobretudo, tomamos esse espaço como um lugar de disputas, particularmente, eivado de articulações/interações das esferas interiores e exteriores, subjetivas e objetivas ao grupo profissional. A abordagem e a interpretação dos dados e informações coletadas da pesquisa de campo delimitam-se na revisão de literatura tomada nas categorias da sociologia compreensiva de Pierre Bourdieu, Berger e Luckmann, Anthony Giddens, também na sociologia da educação de Gimeno Sacristàn, na sociologia das profissões de Claude Dubar, Eliot Freidson e diversos teóricos e pesquisadores referenciados no discurso da ANFOPE e ANPED. Demonstra-se o enredamento institucional promovido entre os atores/agentes que organizam os estudos das idéias, nação e cultura, nesse caso destaque-se Eli Lima, Anísio Teixeira, Sérgio Miceli, Renato Ortiz. Às teorias das sociedades contemporâneas no tocante as práticas políticas, econômicas e culturais que configuram e conferem significados ao campo brasileiro, busca-se em Roberto Moreira. A metodologia está balizada nos aportes teóricos da pesquisa qualitativa em ciências sociais e humanas, aonde os procedimentos e instrumentos de natureza etnográfica chegaram aos dados que constata ser a profissão docente uma construção social em processos de rupturas com os modelos passados, portanto, um grupo sócio-profissional configurado nas tensões provocadas entre as permanências e ambigüidades sobre uma realidade relacional, em plena dinâmica de novos processos de institucionalização. |
Keywords: | profissionalização ensino agrícola capital cultural e docência professionalization agricultural teaching cultural capital and teaching staff |
metadata.dc.subject.cnpq: | Sociologia |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
metadata.dc.publisher.initials: | UFRRJ |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
Citation: | OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões. 2008. 211 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16057 |
Issue Date: | 30-May-2008 |
Appears in Collections: | Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
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