Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16051
metadata.dc.type: Tese
Título: Cooperação e organização em assentamentos rurais: a proposta das Comunas da Terra e a virada do MST para os “urbanos”.
Título(s) alternativo(s): Cooperation and organization in rural settlements: the Comunas da Terra proposal and MST´s turn to the “urban” public.
Autor(es): Andrade Neto, João Augusto de
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Leonilde Servolo de
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Leonilde Servolo de
metadata.dc.contributor.referee2: Lerrer, Debora Franco
metadata.dc.contributor.referee3: Cláudia Job, Schmitt
metadata.dc.contributor.referee4: Ribeiro, Ana Maria Motta
metadata.dc.contributor.referee5: Alentejano, Paulo Roberto Raposo
Resumo: A presente pesquisa se destina ao estudo de processos de cooperação e de organização em assentamentos rurais conquistados por meio da ação política e da mobilização social dirigidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). O foco empírico está nas experiências de assentamentos situados na Região Metropolitana de São Paulo, chamados pelo MST de Comunas da Terra, uma “nova forma de assentamento” organizada pelo Movimento junto à sua base de acampados e assentados no estado de São Paulo. Uma das características distintivas desses assentamentos é o fato de serem estabelecidos em áreas próximas aos centros urbanos, sendo formados por pessoas em geral provenientes de periferias urbanas, as quais não necessariamente possuem experiências agrícolas prévias ou algum tipo de herança sociocultural camponesa, podendo incluir trabalhadores desempregados urbanos e mesmo pessoas em situação de rua. A proposta das Comunas da Terra se volta à organização nos assentamentos por meio da tentativa de estabelecimento de processos de cooperação entre os assentados. A história da virada do MST para o recrutamento de um público de tipo “urbano” é um elemento central na tese, abordado por meio de pesquisa empírica e bibliográfica.
Palavras-chave: Assentamentos
Cooperação
Organização
Settlements
Cooperation
Organization
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citação: ANDRADE, João Augusto de. Cooperação e organização em assentamentos rurais: A proposta das Comunas da Terra e a virada do MST para os “urbanos”. 2013. 314 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais, Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16051
Data do documento: 11-Out-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013 - João Augusto de Andrade Neto.pdf2013 - João Augusto de Andrade Neto4.16 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.