Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16021
metadata.dc.type: Tese
Título: Novos e velhos atores na soja no centro-oeste e no norte do Brasil
Otros títulos: New and old actors in soybean in central west and north of Brazil
Autor: Pereira, Paulo Rodrigues Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Wilkinson, John
metadata.dc.contributor.referee1: Wilkinson, John
metadata.dc.contributor.referee2: Flexor, Georges Gerard
metadata.dc.contributor.referee3: Maluf, Renato Sérgio Jamil
metadata.dc.contributor.referee4: Assis, Gilberto Carlos Cerqueira Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee5: Ferreira Filho, Altair dos Santos
Resumen: O objetivo desta tese é analisar a cadeia produtiva da soja sob o olhar crítico das transformações que vem ocorrendo no ambiente produtivo, com a entrada de novos atores, e como a dinâmica do financiamento da produção e dos fatores físicos está transformando o ambiente. A abordagem teórica desta tese parte da abordagem dos regimes alimentares, que aparentemente se reconfiguram, não mais baseados num país, mas aparentemente nas grandes corporações que se posicionam não apenas num local, mas ao longo de vários continentes, absorvendo de cada local as características que lhe permitirão um diferencial competitivo globalmente. Faz-se a análise das Cadeias Globais de Valor e Cadeias Globais de Commodities, identificando como as forças que atuam neste mercado se transformam e através dos diversos modelos de financiamento, para o custeio, investimento e comercialização; o espaço tem novas características. Pretende-se identificar quem são estes novos atores e como eles afetam o cenário dos atores dominantes. Algumas ferramentas simples transformaram o mercado e atraíram o capital financeiro de diversos locais, inclusive globais, para financiar e empoderar o produtor rural. Trabalhou-se com a hipótese que a reestruturação da cadeia produtiva da soja abriria uma expectativa para novos entrantes. O resultado desta tese aponta para um enfraquecimento dos grandes atores ABCD, que apensar de não perderem a hegemonia, ficam enfraquecidos com os novos movimentos de entrada de atores, em especial os japoneses e chineses que chegam ao Brasil com vontade de reconfigurar estes espaços, atuando de maneira inicialmente discreta, mas incisiva no fornecimento de matérias-primas, produção, esmagamento, processamento e exportação.
Palabras clave: Complexe de soja
Sortie nord
Nouveaux joueurs
Chine
Complexo Soja
Saída Norte
Novos Atores
China
metadata.dc.subject.cnpq: Economia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citación: PEREIRA, Paulo Rodrigues Fernandes. Novos e velhos atores na soja no Centro-Oeste e no Norte do Brasil. 2016. 196 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16021
Fecha de publicación: 14-oct-2016
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2016 - Paulo Rodrigues Fernandes Pereira.pdfDocumento principal6.73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.