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metadata.dc.type: Tese
Título: Transformações no campo da moda: crítica ética e estética
Otros títulos: Changes in fashion: criticism, ethics and aesthetics
Autor: Berlim, Lilyan Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor1: Portilho, Maria de Fátima Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Portilho, Maria de Fátima Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Lívia
metadata.dc.contributor.referee3: Wilkinson, John
metadata.dc.contributor.referee4: Ashley, Patrícia Almeida
metadata.dc.contributor.referee5: Cunha, Káthia Castilho
Resumen: A moda e a indústria têxtil constituem um dos maiores segmentos de negócios do mundo. Associadas simbioticamente, chamamos este campo de indústria da moda. O segmento vem sendo alvo de críticas éticas, estéticas e ambientais. Estas críticas se dirigem, principalmente, ao que tem sido chamado de “moda rápida”, ou fast fashion, um sistema de produção de alta velocidade, integrado às tecnologias de informação, que gerencia lançamentos, vendas, estoques e manufatura de roupas, transformando fichas técnicas de peças de vestuário em um produto acabado dentro de pontos de venda em poucos dias. O fast fashion é uma consequência das dinâmicas do capitalismo global em busca do menor custo, em um menor espaço de tempo de fabricação, distribuição e venda, baseando-se em trabalho precário (muitas vezes em condições análogas à escravidão), na promoção do hiperconsumo e do descarte rápido de roupas e, consequentemente, do consumo de recursos naturais em escala vertiginosa, com impactos ambientais de grande extensão, e, ainda, na padronização do corpo e na difusão de uma sutil homogeneização do parecer, promovida pelas mídias de moda. Tais práticas se estabeleceram na moda nas últimas décadas do século XX como consequência das transformações do capitalismo global. A presente pesquisa mapeou e analisou as relações entre a moda e a crítica, o surgimento, a construção e as atuais configurações da crítica ética e estética ao fast fashion e as respostas que o mercado vem dando às mesmas, assim como as propostas alternativas construídas por segmentos do mercado, em especial, o movimento “moda lenta”, ou slow fashion: seu conceito, ideias e propostas de produção, consumo e engajamento. A partir da análise da politização do consumo e das macrotendências, que se configuram como um pano de fundo sociocultural às tendências de consumo, verificamos a expressão destas críticas e sua incorporação pelo corpo social; identificamos aí uma chave explicativa para a incorporação das críticas pelo mercado de moda, corroborando com o quadro teórico de Boltanski e Chiapello (2009), que entende a incorporação das críticas como necessária à justificação moral do capitalismo e sua manutenção. Os resultados indicaram que tanto o corpo social quanto o mercado expressam e incorporam as críticas nas práticas de consumo de moda; na busca por formas de novos negócios sustentáveis; na criação de valor associado à economia compartilhada; na adoção da Responsabilidade Socioambiental Empresarial e da ética nos negócios; nas alterações em processos produtivos; e no uso de matérias primas menos impactante. Verificamos também que, como incorporação das críticas e como contraponto às práticas hegemônicas de produção e consumo, o movimento slow fashion propõe não apenas a desaceleração do tempo de produção e consumo de roupas, mas também um empoderamento e ativismo político na área do design de moda, tanto na produção quanto no consumo. A pesquisa identificou a existência de alterações no setor em função da incorporação das críticas, em especial a crescente eticização da moda.
Palabras clave: Consumption. Fashion
Social Criticism
Ethic. Aesthetic
Sustainability.
Consumo
Moda
Crítica Social
Ética
Estética
Slow fashion
Fast fashion
Sustentabilidade
metadata.dc.subject.cnpq: Sociologia
Artes
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citación: BERLIM, Lilyan Guimarães. Transformações no campo da moda: crítica ética e estética. 2016. 342 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro -4 RJ, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16019
Fecha de publicación: 30-sep-2016
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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