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metadata.dc.type: Tese
Título: Oportunidades, desafios e tendências da comercialização do café padrão comercial na região da Zona da Mata de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Opportunities, challenges and trends of commercial standard coffee commercialization in the Zona da Mata region of Minas Gerais
Autor(es): Paiva, Maria Cristina Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Wilkinson, John
metadata.dc.contributor.referee1: Wilkinson, John
metadata.dc.contributor.referee2: Schmitt, Claudia Job
metadata.dc.contributor.referee3: Flexor, Georges Gérard
metadata.dc.contributor.referee4: Assis, Gilberto Carlos Cerqueira Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee5: Pereira, Paulo Rodrigues Fernandes
Resumo: A literatura recente sobre a cafeicultura no Brasil tem evidenciado o processo de qualificação do café como a nova tendência do mercado, principalmente para os cafés especiais e os de altíssima qualidade. Ocorre que a produção desse tipo de café é diferenciada e nem sempre é acessível, viável ou do interesse dos produtores. Para a região da Zona da Mata de Minas Gerais, isso é uma questão, pois a atividade econômica cafeeira é significativamente importante, principalmente nas microrregiões de Manhuaçu, Muriaé e Viçosa. Toda e qualquer nova tendência nessa atividade promove impactos para seus produtores, que são, na maioria, agricultores e agricultoras da agricultura familiar. Nesse contexto, questionar como se processa a atividade cafeeira da Zona da Mata, qual é a sua relação com os cafés qualificados e quais tendências o mercado global do café pode apresentar para a região, se tornaram questões importantes para uma investigação científica. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa de estudo de caso, com levantamento de campo composto de entrevistas, observações, levantamento bibliográfico e documental. As análises de evidências foram realizadas do ponto de vista das abordagens da Nova Economia Institucional, da Nova Sociologia Econômica e dos Sistemas Agroindustriais. A título de conclusões, identificou-se que o café qualificado é produzido com excelência na região, porém por uma proporção reduzida de produtores. A maioria da produção é do café tipo comercial, que se segmenta entre café comercial tipo bebida fina, tipo bebida dura, tipo bebida riada e tipo bebida rio. Essa segmentação tanto é fruto da flexibilidade da agricultura familiar como é, por outro lado, uma de suas fontes garantidas de renda. Porém, é preciso atenção para as tendências do mercado, que, apesar de não mostrar sinais de esgotamento na demanda por estes tipos de café, dá sinais de que aumentará a preferência por produtos com certificações de boas práticas ambientais e sociais.
Palavras-chave: Agricultura família
Zona da Mata de Minas Gerais
Mercados de qualidade
Café
Family farming
Zona da Mata of Minas Gerais
Markets of Quality
Coffee
metadata.dc.subject.cnpq: Agronomia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citação: PAIVA, Maria Cristina Silva de. Oportunidades, desafios e tendências da comercialização do café padrão comercial na região da Zona da Mata de Minas Gerais. 2021. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16000
Data do documento: 5-Abr-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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