Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/15912
metadata.dc.type: Tese
Título: Uso público e conservação da biodiversidade em parques nacionais do Brasil e Estados Unidos
Autor: Fontoura, Leandro Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Rodrigo Jesus de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Adams, Lowell
metadata.dc.contributor.referee1: Franco, José Luiz de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Pires, Paulo dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Vallejo, Luiz Renato
metadata.dc.contributor.referee4: Guimarães, Mauro
Resumen: Foram estudados parques nacionais em uma economia desenvolvida (EUA) e uma economia emergente (Brasil). Os objetivos da pesquisa foram avaliar as estratégias de gestão de parques nacionais em diferentes estágios de desenvolvimento da gestão e uso público para avaliar o efeito do uso público sobre a biodiversidade de parques nacionais. Foram amostrados cinco parques nacionais no estado do Rio de Janeiro (Brasil) e sete no estado de Maryland (EUA). Foi utilizada a Metodologia RAPPAM - Avaliação Rápida e Priorização da Gestão de Áreas Protegidas desenvolvido pelo Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF). Uma série adicional de perguntas focadas em ecoturismo e uso público foi elaborada e incluída no questionário de investigação. Os resultados do Brasil e dos EUA indicam que 92% dos gestores acreditam que a biodiversidade e recursos naturais de seus parques estão sendo mantidos com o atual nível de uso público. Oitenta e três por cento relataram que o turismo contribui para a educação ambiental dos visitantes. Turismo foi relatado como um benefício econômico para operação e manutenção em 75% dos parques. Para 60% dos parques brasileiros e 43% dos parques nos EUA, o turismo é fator contribuinte para diminuir atividades ilegais, como caça, desmatamento e incêndios nos parques. A importância biológica e fatores de importância socioeconômica se mostraram mais altos no Brasil do que nos EUA, mas a importância do turismo foi 12 % menor no Brasil do que nos EUA. Três grandes diferenças de gestão foram observadas entre o Brasil e os EUA: vulnerabilidade, amparo legal e infraestrutura. Os gestores dos parques no Brasil e nos EUA acreditam que é necessário mais pesquisas em turismo para ajudar os esforços de gestão do parque. Baseado nas respostas dos gestores dos parques, um maior nível de desenvolvimento econômico não reduz a biodiversidade nos parques amostrados. Para manter a biodiversidade e aumentar o desenvolvimento econômico e o uso público, acredita-se ser necessário: recursos humanos adequados ao parque, incluindo pessoal de fiscalização, recursos financeiros adequados, e capacidade para limitar o uso público, se necessário.
Palabras clave: Parques Nacionais
Uso Público
Ecoturismo
Biodiversidade
National Parks
Public Use
Ecotourism
Biodiversity
metadata.dc.subject.cnpq: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Florestas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais
Citación: FONTOURA, Leandro Martins. Uso público e conservação da biodiversidade em parques nacionais do Brasil e Estados Unidos. 2014. 139 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/15912
Fecha de publicación: 7-feb-2014
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2014 - Leandro Martins Fontoura.pdf2014 - Leandro Martins Fontoura6.54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.