Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/15834
metadata.dc.type: Tese
Title: Estudo da potencialidade da extração de produtos naturais utilizando CO2 supercrítico
Other Titles: Study about the potentiality of the extraction of natural products using supercritical CO2
Authors: Penedo, Pedro Luis Millen
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Gerson Luiz Vieira
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo sobre diferentes segmentos industriais que podem utilizar a extração com fluido supercrítico como uma de suas etapas de processo. Foram desenvolvidas pesquisas nas áreas farmacêutica e alimentícia para a avaliação do potencial desta operação, realizando extrações de substâncias a partir de uma matriz, como, por exemplo, a obtenção de óleos essenciais a partir de folhas e sementes, e a purificação de óleos vegetais comestíveis, através da eliminação de ácidos graxos e pigmentos. Foram escolhidos três processos para serem pesquisados. O primeiro visa a obtenção de dados experimentais para a desacidificação e clarificação do óleo de palma, onde a partir de pesquisas previamente desenvolvidas neste laboratório e de combinações das condições de operação, foram determinados o tempo (6 horas para a clarificação e 18 horas para a desacidificação), a temperatura (T= 80oC) e a pressão (P=190 bar), onde ocorreu a maior eficiência no processo de extração (96,5% dos carotenos e 45,2% dos ácidos graxos livres). O segundo projeto teve como finalidade a obtenção de avocatinas, uma família de substâncias com características antibióticas, a partir do caroço de abacate seco e fresco, procurando alcançar um extrato com a maior concentração possível destes compostos, sob condições de operação P= 50, 75, 100, 125 e 150 bar, T= 50 e 80oC por 24 horas. Para isso, foi desenvolvido um sistema de extração e análise on line em cromatografia gasosa (GC) para identificar e quantificar o produto extraído. Experimentos realizados a P=100 bar e T=80oC por 105 minutos apresentaram extratos com concentração de 54,28% de avocatinas. Finalmente, foram obtidos extratos de óleos essenciais de espécies de piperáceas e mirtáceas, com o perfil cromatográfico semelhante aos daqueles obtidos por métodos tradicionais como a hidrodestilação. Como complemento sobre o estudo da potencialidade da extração supercrítica, foi desenvolvido um modelo termodinâmico para a desacidificação de óleos comestíveis, utilizando a equação de estado de Peng-Robinson para o cálculo do equilíbrio líquidovapor de cinco ácidos graxos em CO2 supercrítico. Os resultados obtidos em todas as aplicações mostram que a extração com fluidos supercríticos pode ser um processo alternativo de grande interesse nas indústrias de alimentos e de medicamentos, por se tratar de uma operação que conserva as características iniciais da matéria-prima e por ser um tipo de extração altamente seletivo.
Keywords: CO2 supercrítico
extração
modelagem termodinâmica
supercritical CO2
extraction
thermodynamic modeling
metadata.dc.subject.cnpq: Ciência e Tecnologia de Alimentos
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Citation: PENEDO, Pedro Luis Millen. Estudo da potencialidade da extração de produtos naturais utilizando CO2 supercrítico. 2007. 139 f. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/15834
Issue Date: 24-Sep-2007
Appears in Collections:Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 - Pedro Luís Millen Penedo.pdf769.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.