Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/15724
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Ensino de História por meio do canal Quinhoar no YouTube
metadata.dc.creator: Costa, Raquel Elison
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Rebeca Gontijo
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, Felipe Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Ferro, Carolina Chaves
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Bruno Leal Pastor de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa aborda a produção de um canal no YouTube voltado para os temas da ciência história e para um público jovem, ensino médio. A essência do canal é apresentar o conteúdo histórico dentro de um formato mais palativo ao gosto dessa nova geração digital ou pós-orgânica de acordo com o trabalho de Paula Sibilla. As narrativas são conceitos norteadores nas aulas produzidas pelo canal Quinhoar, por isso, utiliza-se como suporte teórico as contribuições reflexivas do autor Paul Ricoeur, Nicole Loraux, Gabriel Henrique Moreira, Ilmar Rohloff Mattos. O canal de história no YouTube tem potencial para promover o ensino e o aprendizado de temas relevantes da ciência história, unindo os critérios teóricos, metodológicos e científicos da academia com as exigências e desafios da História digital e da História pública. As aulas são vistas como aulas expandidas que podem ser utilizadas de muitas formas por vários professores, de maneira rápida e prática. As aulas foram produzidas com os recursos tecnológicos dos programas After Effects e Premiere e com ampla participação dos alunos, e de outras pessoas, os quais opinaram por intermédio dos comentários do canal e através de diversas redes sociais. Os primeiros vídeos foram produzidos e divulgados no canal Quinhoar e também na página do Facebook Quinhoar: Ensino de História.
Resumo: This research addresses the production of a YouTube channel focused on the themes of science history and for a young audience, high school. The essence of the channel is to present the historical content in a more palatable format to the taste of this new generation digital or post-organic according to the work of Paula Sibilla. The narrative are guiding con- cepts in the classes produced by the Quinhoar channel, therefore, the theoretical contributions of the author Paul Ricoeur, Nicole Loraux, Gabriel Henrique Moreira and Ilmar Rohloff Mattos are used as theoretical support. The history channel on YouTube has the potential to promote teaching and learning of relevant science history topics, uniting the theoretical, methodological and scientific criteria of academia with the demands and challenges of digital history and public history. Classes are seen as expanded classes that can be used in many ways by various teachers, quickly and practically. The lessons were produced with the technological resources of the Af- ter Effects and Premiere programs and with the participation of the students and others, who expressed their opinion through the comments of the channel and through various social net- works. The first videos were produced and released on the Quinhoar channel and also on the Facebook page Quinhoar: Teaching History
Palavras-chave: Ensino de História
História pública
História digital
Produção e difusão de narrativas históricas
Ensino e aprendizagem em espaços não formais
Canal no Youtube: Quinhoar
History teaching
Public history
Digital history
Production and diffusion of historical narratives
Teaching and learning in non-formal spaces
Youtube channel: Quinhoar
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citação: COSTA, Raquel Elison. Ensino de História por meio do canal Quinhoar no YouTube. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15724
Data do documento: 28-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018 - Raquel Elison Costa.pdf2.76 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.