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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Argentina e Brasil nas décadas de 1940 e 1950: ideias de modernidade a partir do concretismo
Other Titles: Argentina y Brasil en las décadas de 1940 y 1950: ideas de modernidad desde el concretismo
metadata.dc.creator: Araújo, Elson Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sant’anna, Sabrina Marques Parracho
metadata.dc.contributor.referee1: Sant’anna, Sabrina Marques Parracho
metadata.dc.contributor.referee2: Perruso, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.referee3: Bôas, Glaucia Kruse Villas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os processos de consagração dos movimentos de arte abstrata argentinos e brasileiro iniciados nas décadas de 1940 e 1950, especificamente as relações dos atores desses movimentos com debates intelectuais e políticos da época. Observa-se como o concretismo absorve debates dos campos intelectual e político (marxismo, trotskismo) para afirmar o movimento como marcador de uma ruptura no campo da arte moderna, atestado pela vinculação entre arte e vida. Outro aspecto do trabalho diz respeito ao modo como os artistas que protagonizaram esses movimentos são trazidos de distintas formas na construção da narrativa para o concretismo como Escola que se hegemoniza no campo da arte moderna brasileira e argentina a partir da década de 1950.
Abstract: El objeivo de este trabajo es analizar el proceso de consagración de los movimientos de arte abstracto argentino e brasileño enpezados en los años de 1940 y 1950, específicamente las relaciones de los agentes de estos movimientos con debates intelectuales y politicos sucedidos en la época. Es observado como el concretismo absorbe discusiones de los ámbitos intelectuales y politicos (marxismo y trotskismo) para afirmar el movimiento como indicador de una ruptura en el campo del arte moderno, atestiguada por la vinculación entre arte y vida. Otro aspecto de la obra se relaciona con el modo como los artistas que llevaron a cabo estos movimientos son recobrados de diferentes maneras en la construción narrativa del concretismo como Escuela hegemonizada en el campo del arte moderno brasileño y argentino desde 1950.
Keywords: Concretismo
Marxismo
Arte Moderna
Arte Moderno
metadata.dc.subject.cnpq: Sociologia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: ARAÚJO, Elson Ferreira de. Argentina e Brasil nas décadas de 1940 e 1950: ideias de modernidade a partir do concretismo. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15554
Issue Date: 10-Jun-2015
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

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