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https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/15513
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ismael, César de Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T01:28:25Z | - |
dc.date.available | 2023-11-20T01:28:25Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-24 | |
dc.identifier.citation | ISMAEL, César de Carvalho. O “maestro da abolição” e sua ópera O Escravo: dilemas do pensamento social na transição para a República. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15513 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this thesis is to recognize the aims and the historical, political and sociological implications that guided the life and work of Brazilian composer Antônio Carlos Gomes (1836-96), which at the apex of the abolitionist movement led to replacement of a black person by a native Brazilian as the main character of his opera Lo Schiavo [The Slave], finished in 1888; he thus repeated the same character utilized in O Guarani, composed eighteen years before. The text focused on the cultural and social relationship between the State and the composer’s artistic production linked to Brazil’s imperial politics; bearing this in mind, an effort was made to ponder the objectives and political implications that led Gomes to substitute a native Brazilian for a black character in The Slave. The research on the life and work of the Brazilian conductor is here conceived as a means for reflecting on the political-cultural ideas that emerged in late nineteenth-century Brazilian urban and educated society, such as Indianism, the greatest form of Brazilian romanticism, and on concepts such as “patrimonialization” in the moment of the formation of a national social and historical thought. | eng |
dc.description.sponsorship | FAPERJ | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultural Policy during the Empire | eng |
dc.subject | Brazilian Social Thought | eng |
dc.subject | Art and Social Memory | eng |
dc.subject | Política Cultural no Império | por |
dc.subject | Pensamento Social Brasileiro | por |
dc.subject | Arte e memória Social | por |
dc.title | O “maestro da abolição” e sua ópera O Escravo: dilemas do pensamento social na transição para a República | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Mattos, Izabel Missagia de | |
dc.contributor.advisor1ID | 439.977.161-53 | por |
dc.contributor.referee1 | Mattos, Izabel Missagia de | |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Vânia Losada | |
dc.contributor.referee3 | Abreu, Regina | |
dc.creator.ID | 187.774.398-48 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4843307163374425 | por |
dc.description.resumo | O objeto central desta pesquisa foi reconhecer os objetivos e as implicações históricas, políticas e sociológicas que nortearam a vida e a obra do compositor campineiro Antônio Carlos Gomes (1836-96), e que, mesmo no ápice do movimento abolicionista, culminaram com a substituição do negro pelo índio como personagem central de sua ópera Lo Schiavo [O Escravo], finalizada em 1888, retomando assim a mesma personagem de sua ópera O Guarani, composta dezoito anos antes. Enfocou-se neste trabalho a relação cultural e social entre o Estado e a produção artística do compositor vinculada à política imperial, e, a partir disso, buscou-se refletir também acerca das relações sociais do maestro Carlos Gomes. A pesquisa acerca da vida e da obra do maestro campineiro é aqui concebida como um meio para refletir sobre as ideias político-culturais que emanavam da sociedade brasileira urbana e instruída da época, como o indigenismo – expressão máxima do Romantismo brasileiro. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais | por |
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dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1813 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-06-21T21:18:11Z No. of bitstreams: 1 2014 - César de Carvalho Ismael.pdf: 4365455 bytes, checksum: 247293494dd734bbbb0f2c44014faa5d (MD5) | eng |
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Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais |
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2014 - César de Carvalho Ismael.pdf | Documento principal | 4.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
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