Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/15513
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorIsmael, César de Carvalho
dc.date.accessioned2023-11-20T01:28:25Z-
dc.date.available2023-11-20T01:28:25Z-
dc.date.issued2014-04-24
dc.identifier.citationISMAEL, César de Carvalho. O “maestro da abolição” e sua ópera O Escravo: dilemas do pensamento social na transição para a República. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15513-
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is to recognize the aims and the historical, political and sociological implications that guided the life and work of Brazilian composer Antônio Carlos Gomes (1836-96), which at the apex of the abolitionist movement led to replacement of a black person by a native Brazilian as the main character of his opera Lo Schiavo [The Slave], finished in 1888; he thus repeated the same character utilized in O Guarani, composed eighteen years before. The text focused on the cultural and social relationship between the State and the composer’s artistic production linked to Brazil’s imperial politics; bearing this in mind, an effort was made to ponder the objectives and political implications that led Gomes to substitute a native Brazilian for a black character in The Slave. The research on the life and work of the Brazilian conductor is here conceived as a means for reflecting on the political-cultural ideas that emerged in late nineteenth-century Brazilian urban and educated society, such as Indianism, the greatest form of Brazilian romanticism, and on concepts such as “patrimonialization” in the moment of the formation of a national social and historical thought.eng
dc.description.sponsorshipFAPERJpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultural Policy during the Empireeng
dc.subjectBrazilian Social Thoughteng
dc.subjectArt and Social Memoryeng
dc.subjectPolítica Cultural no Impériopor
dc.subjectPensamento Social Brasileiropor
dc.subjectArte e memória Socialpor
dc.titleO “maestro da abolição” e sua ópera O Escravo: dilemas do pensamento social na transição para a Repúblicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mattos, Izabel Missagia de
dc.contributor.advisor1ID439.977.161-53por
dc.contributor.referee1Mattos, Izabel Missagia de
dc.contributor.referee2Moreira, Vânia Losada
dc.contributor.referee3Abreu, Regina
dc.creator.ID187.774.398-48por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4843307163374425por
dc.description.resumoO objeto central desta pesquisa foi reconhecer os objetivos e as implicações históricas, políticas e sociológicas que nortearam a vida e a obra do compositor campineiro Antônio Carlos Gomes (1836-96), e que, mesmo no ápice do movimento abolicionista, culminaram com a substituição do negro pelo índio como personagem central de sua ópera Lo Schiavo [O Escravo], finalizada em 1888, retomando assim a mesma personagem de sua ópera O Guarani, composta dezoito anos antes. Enfocou-se neste trabalho a relação cultural e social entre o Estado e a produção artística do compositor vinculada à política imperial, e, a partir disso, buscou-se refletir também acerca das relações sociais do maestro Carlos Gomes. A pesquisa acerca da vida e da obra do maestro campineiro é aqui concebida como um meio para refletir sobre as ideias político-culturais que emanavam da sociedade brasileira urbana e instruída da época, como o indigenismo – expressão máxima do Romantismo brasileiro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCiências Sociaispor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5729/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20480/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26789/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33228/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39622/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45998/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52352/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58856/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1813
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-06-21T21:18:11Z No. of bitstreams: 1 2014 - César de Carvalho Ismael.pdf: 4365455 bytes, checksum: 247293494dd734bbbb0f2c44014faa5d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-21T21:18:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - César de Carvalho Ismael.pdf: 4365455 bytes, checksum: 247293494dd734bbbb0f2c44014faa5d (MD5) Previous issue date: 2014-04-24eng
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - César de Carvalho Ismael.pdfDocumento principal4.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.