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https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/15513
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título: | O “maestro da abolição” e sua ópera O Escravo: dilemas do pensamento social na transição para a República |
metadata.dc.creator: | Ismael, César de Carvalho |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mattos, Izabel Missagia de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mattos, Izabel Missagia de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moreira, Vânia Losada |
metadata.dc.contributor.referee3: | Abreu, Regina |
metadata.dc.description.resumo: | O objeto central desta pesquisa foi reconhecer os objetivos e as implicações históricas, políticas e sociológicas que nortearam a vida e a obra do compositor campineiro Antônio Carlos Gomes (1836-96), e que, mesmo no ápice do movimento abolicionista, culminaram com a substituição do negro pelo índio como personagem central de sua ópera Lo Schiavo [O Escravo], finalizada em 1888, retomando assim a mesma personagem de sua ópera O Guarani, composta dezoito anos antes. Enfocou-se neste trabalho a relação cultural e social entre o Estado e a produção artística do compositor vinculada à política imperial, e, a partir disso, buscou-se refletir também acerca das relações sociais do maestro Carlos Gomes. A pesquisa acerca da vida e da obra do maestro campineiro é aqui concebida como um meio para refletir sobre as ideias político-culturais que emanavam da sociedade brasileira urbana e instruída da época, como o indigenismo – expressão máxima do Romantismo brasileiro. |
Resumen: | The purpose of this thesis is to recognize the aims and the historical, political and sociological implications that guided the life and work of Brazilian composer Antônio Carlos Gomes (1836-96), which at the apex of the abolitionist movement led to replacement of a black person by a native Brazilian as the main character of his opera Lo Schiavo [The Slave], finished in 1888; he thus repeated the same character utilized in O Guarani, composed eighteen years before. The text focused on the cultural and social relationship between the State and the composer’s artistic production linked to Brazil’s imperial politics; bearing this in mind, an effort was made to ponder the objectives and political implications that led Gomes to substitute a native Brazilian for a black character in The Slave. The research on the life and work of the Brazilian conductor is here conceived as a means for reflecting on the political-cultural ideas that emerged in late nineteenth-century Brazilian urban and educated society, such as Indianism, the greatest form of Brazilian romanticism, and on concepts such as “patrimonialization” in the moment of the formation of a national social and historical thought. |
Palabras clave: | Cultural Policy during the Empire Brazilian Social Thought Art and Social Memory Política Cultural no Império Pensamento Social Brasileiro Arte e memória Social |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências Sociais |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
metadata.dc.publisher.initials: | UFRRJ |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citación: | ISMAEL, César de Carvalho. O “maestro da abolição” e sua ópera O Escravo: dilemas do pensamento social na transição para a República. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15513 |
Fecha de publicación: | 24-abr-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciências Sociais |
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