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https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/15428
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título: | Mindfulness: seu histórico e a percepção de estudantes universitários a uma adaptação de protocolos |
Otros títulos: | Mindfulness: history and the perception of university students to an adaptation of protocols |
metadata.dc.creator: | Santos, Gabriela Bandeira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Wanderson Fernandes de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Wanderson Fernandes de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pires, Emmy Uehara |
metadata.dc.contributor.referee3: | Norte, Carlos Eduardo Lourenço dos Santos |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação de mestrado se propôs a investigar as práticas e se aprofundar na teoria de mindfulness. Mindfulness significa estar atento ao momento presente de forma intencional e direta e é uma habilidade que pode ser aprimorada com práticas de meditação. Desse modo, esse trabalho é apresentado através de dois artigos. O primeiro trata de estudo de campo de caráter qualitativo onde foram avaliados relatos de estudantes universitários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro a respeito de sua percepção sobre uma adaptação de protocolo de mindfulness. Os resultados apresentaram experiências positivas em relação ao protocolo adaptado e a necessidade de práticas nesse formato para estudantes universitários. O segundo artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica apresentando o histórico da meditação, sua inserção na psicologia e como a prática de mindfulness se insere nesse contexto. Os estudos possibilitaram concluir que além de conhecer os efeitos da prática em é importante conhecer suas origens e sua aplicabilidade. Contextualizar e entender a linha do tempo das práticas de meditação na psicologia e no mindfulness, enriquece o conhecimento e a reflexão de como essas práticas podem ser efetivas no dia a dia do estudante universitário, por exemplo, visto que já é reconhecido que a experiência na universidade pode ser amplamente ansiogênica e geradora de estresse. |
Resumen: | This master's thesis has set out to investigate practices and delve into the theory of mindfulness. Mindfulness means being aware of the present moment intentionally and directly and is a skill that can be enhanced by meditation practices. Thus, this work is presented through two articles. The first one deals with a qualitative field study in which the reports of university students of the Federal Rural University of Rio de Janeiro about their perception related to an adaptation of mindfulness protocol were evaluated. The results presented positive experiences regarding the adapted protocol and the need for practices in this format for university students. The second article presents a bibliographical research presenting the history of meditation, its insertion in psychology and how the practice of mindfulness appeared in this context. The studies made it possible to conclude that besides knowing the effects of the practice it is important to know its origins and its applicability. Contextualizing and understanding the timeline of meditation practices in psychology and mindfulness, enriches the knowledge and reflection of how these practices can be effective in the everyday life of the university student, for example, since it is already recognized that experience in university can be broadly anxiogenic and stress- generating. |
Palabras clave: | Mindfulness Estudantes Universitários Adaptação de Protocolo University students Adaptation Protocol |
metadata.dc.subject.cnpq: | Psicologia |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
metadata.dc.publisher.initials: | UFRRJ |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citación: | SANTOS, Gabriela Bandeira. Mindfulness: seu histórico e a percepção de estudantes universitários a uma adaptação de protocolos. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15428 |
Fecha de publicación: | 14-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Psicologia |
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