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metadata.dc.type: Dissertação
Título: Representações sociais das cotas raciais no ensino superior: o pensamento social dos estudantes do ensino médio
Otros títulos: Social representations of racial quotas in higher education: the social thinking of high school students
metadata.dc.creator: Rocha, Daniele Mota da
metadata.dc.contributor.advisor1: Naiff, Denis Giovani Monteiro
metadata.dc.contributor.referee1: Naiff, Denis Giovani Monteiro
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Rosane Pinto
metadata.dc.contributor.referee3: Naiff, Luciene Alves Miguez
metadata.dc.description.resumo: As ações afirmativas são políticas públicas que visam garantir a igualdade de direitos entre cidadãos. A principal ação afirmativa utilizada no Brasil é o sistema de cotas, com a finalidade de diminuir desigualdades existentes entre pessoas de diferentes raças, uma vez que, os negros tiveram seus direitos - de melhores condições de vida, trabalho e estudo- historicamente negados. Sempre que são apresentadas, as discussões sobre o sistema de cotas dividem opiniões, por diversos fatores. E, por isto, virou imperativo de pesquisa em psicologia social. Para tal pesquisa, foi utilizada a teoria das Representações Sociais proposta pelo romeno naturalizado francês Serge Moscovici que definiu as representações sociais como o estudo científico do senso comum. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar as representações sociais sobre as cotas para negros no ingresso das universidades, a partir do pensamento social de estudantes de ensino médio, e comparar os resultados entre as redes pública e privada. Foram utilizados questionários com tarefas de evocação livre que foram analisados através do software iramuteq (análise prototípica e similitude) e questões abertas que foram submetidos a análise de conteúdo. Para a maior parte dos participantes, independente da rede de ensino e raça/etnia, as cotas raciais são importantes para a inserção de negros nas universidades.
Resumen: As affirmative actions are public policies that aim to guarantee copyright among citizens. The main affirmative action used in Brazil is the quota system, with a reduction in inequalities between people of different races, since blacks have historically been denied their rights - better living, working and study conditions. Whenever they are used, such as discussions about the dividend quota system, for several factors. It became an imperative of research in social psychology. For such research, a theory of Social Representations proposed by Serge Moscovici was used, which he defined as social representations as the scientific study of common sense. The main objective of this research was to investigate and how social representations about quotas for blacks when entering universities, from the social thought of high school students, and to compare the results between public and private networks. Questionnaires with free recall tasks were used, which were analyzed using the iramuteq software (prototypical analysis and similarity) and how open questions were analyzed by content. For most respondents, regardless of education and race / ethnicity, racial quotas are important for the inclusion of blacks in universities.
Palabras clave: Representações sociais
Ações Afirmativas
Cotas raciais
Ensino Médio
Social representations
Affirmative actions
Racial quotas
High school
metadata.dc.subject.cnpq: Psicologia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citación: ROCHA, Daniele Mota da. Representações sociais das cotas raciais no ensino superior: o pensamento social dos estudantes do ensino médio. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15377
Fecha de publicación: 30-ene-2020
Aparece en las colecciones:Mestrado em Psicologia

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