Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/15059
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Etnomatemática e a educação escolar quilombola na Ilha da Marambaia em Mangaratiba-RJ: conexões entre o artesanato local e a prática escolar
Otros títulos : Ethnomathematics and quilombola school education on Marambaia island in Mangaratiba-RJ: connections between local crafts and school practice
metadata.dc.creator: Oliveira, Cristiano Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Vianna, Márcio de Albuquerque
metadata.dc.contributor.referee1: Vianna, Márcio de Albuquerque
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Lana Claudia de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Benácchio, Rosilda Nascimento
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa “Etnomatemática e a Educação Escolar Quilombola na Ilha da Marambaia em Mangaratiba-RJ: Conexões entre o Artesanato Local e a Prática Escolar”, se constitui numa uma investigação qualitativa e apresenta características etnográficas. A fundamentação teórica é baseada na Etnomatemática, Pedagogia Decolonial e a Pedagogia Libertadora. Os métodos e técnicas de pesquisas utilizados foram: as entrevistas semiestruturadas, a observação participante, o diário de campo e a análise documental. O estudo reflete sobre a relação existente entre a valorização dos conhecimentos populares, produzidos pelos remanescentes quilombolas na Ilha da Marambaia por meio do artesanato local, e os conhecimentos acadêmicos, ensinados pela escola. A pesquisa buscou demonstrar que esses conhecimentos podem dialogar entre si. Os argumentos principais são que a valorização de cada um desses saberes, à sua maneira, e a não hierarquização entre eles, pode favorecer e auxiliar o processo de formação da identidade cultural local. As possibilidades de articulação entre as práticas da cultura local e o conhecimento matemático são imensas, porém, é preciso estar disposto a ouvir as vozes, as histórias, as lutas e os sentimentos do grupo com o qual se trabalha. O problema central desta pesquisa se constitui em como a Etnomatemática pode contribuir nesse processo, abordando a prática do artesanato, produzido pelos moradores locais, e uma proposta de sequência didática que possibilite aos estudantes a também participarem de um processo investigativo. Por fim, as principais variáveis da pesquisa são identidade, cultura, conhecimentos locais e o artesanato.
Resumen : The research “Ethnomathematics and Quilombola School Education on Marambaia Island in Mangaratiba-RJ: Qualitative connections between Local Crafts and School Practice”, is an investigation and presents ethnographic characteristics. The theoretical foundation is based on Ethnomathematics, Decolonial Pedagogy and Liberating Pedagogy. The research methods and techniques used were: semi-structured interviews, participant observation, field diary and document analysis. The study reflects on the existence of an appreciation of knowledge, remnants of the remnants of Marambaia through local crafts, and by the school. The sought to demonstrate that this knowledge can dialogue with each other. The main arguments that value each of these types of knowledge, in their own way, and the non-hierarchization between them, can favor and help the process of formation of the local cultural identity. The possibilities of articulation between the practices of the local culture and the mathematical knowledge are immense, however, it is necessary to be willing to listen to the voices, the stories and the feelings of the group with which one works. The central problem of this research is how Ethnomathematics can contribute to this process, approaching the practice of handicrafts, produced by local residents, and a proposal for a didactic sequence that allows students to also participate in an investigative process. Finally, the main variables of local research are identity, culture, knowledge and crafts.
Palabras clave : Etnomatemática
Educação Quilombola
Identidade Cultural Local
Decoloniadade
Ethnomathematics
Quilombola Education
Local Cultural Identity
Decoloniality
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
Matemática
Ciências
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citación : OLIVEIRA, Cristiano Gomes de. Etnomatemática e a educação escolar quilombola na Ilha da Marambaia em Mangaratiba-RJ: conexões entre o artesanato local e a prática escolar. 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15059
Fecha de publicación : 15-feb-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022 - Cristiano Gomes de Oliveira.pdf2.46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.