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metadata.dc.type: Dissertação
Título: Educação em espaço não-formal: uma análise da percepção de professores do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Education in non-formal space: an analysis of the perception of Elementary School teachers
metadata.dc.creator: Sousa, Weslei Augusto Aguiar de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Waisenhowerk Vieira de
metadata.dc.contributor.referee3: Goulart, Silvia Moreira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a relação entre os espaços de educação não-formal e a escola (espaço formal), através da análise qualitativa da concepção dos professores de Ciências do segundo segmento do ensino fundamental das escolas municipais de Paracambi. Os participantes da pesquisa foram entrevistados através de questionário semiestruturado. Para compreender esta relação, foram formulados três objetivos: analisar a motivação pedagógica dos professores em realizar atividades extra classes em espaço não-formal de educação; investigar de que forma os professores planejam e realizam as atividades extra classes em espaço de educação não-formal; por fim, qual é a contribuição dos espaços de educação não-formal para o ensino-aprendizagem. Existem diversas possibilidades de relação entre espaços de ciências e escola, neste estudo os dados revelam que os professores ainda reproduzem atividades formais nesses espaços, contradizendo a expectativa dos espaços de ciências que é desenvolver proposta dinâmicas de atividades construtivas e diferenciadas. O estudo também apresenta a elaboração de um material didático do tipo guia de visitação do Espaço da Ciência de Paracambi, no qual deverá ser utilizado pelos professores e estudantes antes, durante e depois das visitas. O guia tem a proposta de sinalizar para o professor que os espaços não formais podem ser utilizados para aliar os conteúdos abordados nos espaços formais de educação.
Resumo: This paper presents a study on the relationship between non-formal education spaces and the school (formal space) through the qualitative analysis of the science teachers' conception of the second elementary school segment of municipal schools in Paracambi. Participants were interviewed through a semi-structured questionnaire. In order to understand this relationship, three objectives were formulated: to analyze the teachers' pedagogical motivation to carry out extracurricular activities in non-formal educational space; to investigate how teachers plan and carry out extracurricular activities in a non-formal education space; Finally, what is the contribution of non-formal education spaces to teaching-learning? There are several possibilities of relation between spaces of sciences and school, in this study the data reveal that teachers still reproduce formal activities in these spaces, contradicting the expectation of spaces of science that is to develop dynamic proposal of constructive and differentiated activities. The study also presents the preparation of didactic material of the type of visitation guide of the Science Space of Paracambi, in which it should be used by teachers and students before, during and after the visits. The guide has the intention to signal to the teacher that non-formal spaces can be used to combine the contents addressed in the formal spaces of education.
Palavras-chave: Relação Escola e Espaço de Ciências
Ensino-Aprendizagem
Espaço Não Formal
School and Space Relationship
Teaching-Learning
Non-Formal Space
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: SOUSA, Weslei Augusto Aguiar de. Educação em espaço não-formal: uma análise da percepção de professores do Ensino Fundamental. 2017. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15036
Data do documento: 29-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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