Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14995
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O texto literário em sala de aula: o trabalho com livros paradidáticos e a mediação de leitura
Other Titles: The literary text in the classroom: working with paradidactic books and reading mediation
metadata.dc.creator: Plácido, Clarissa Francisca de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Queiroz, Mario Cesar Newman de
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Mario Cesar Newman de
metadata.dc.contributor.referee2: Roxo, Maria do Rosario da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Nogueira, Vanessa Cianconi Vianna
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo compartilhar ideias sobre formas de mediar a leitura em sala de aula, mais especificamente durante o segundo segmento do Ensino Fundamental, na realidade vivida nas redes públicas de educação. O que se quer é compartilhar reflexões sobre a importância de se garantir o acesso à literatura aos jovens alunos que vivenciam essa realidade, além de elencar algumas estratégias e observações pertinentes à tarefa de ler. Querse ainda colaborar com a formação de um público leitor, à medida que se procura construir momentos mais significativos relacionados à leitura. Para isso, propõe-se a leitura compartilhada de um romance juvenil mediada pela professora de Língua Portuguesa, permeada por discussões e propostas de trabalhos baseados em tal leitura. Esta pesquisa busca caminhos possíveis para fomentar o hábito da leitura entre os estudantes do Ensino Fundamental, explorar novas estratégias para a mediação da leitura entre os professores, além de compreender melhor as dificuldades apresentadas por muitos alunos no sentido de interpretarem aquilo que leem
Abstract: The objective of this paper is to share ideas about ways of mediating reading in the classroom, more specifically during middle school, where the reality of public education is lived. The aim is to share the reflections about the importance of ensuring young students who live this reality the access to literature, and also to list some strategies and relevant observations in relation to the activity of reading. Besides, what is wanted is to collaborate in forming a reader public, as meaningful moments related to the act of reading are intended to be built. For this purpose, the shared reading of a juvenile novel mediated by the Portuguese teacher is suggested, permeated by discussions and activities based on such reading. This research tries to find possible ways to instigate reading habits among middle school students, to explore new strategies for reading mediation to teachers, and also to understand better the difficulties presented by many students when they interpret what they read
Keywords: Mediação de leitura
Leitura compatilhada
Literatura
Formação de público leitor
Reading mediation
Shared reading
Literature
Reader formation
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: PLÀCIDO, Clarissa Francisca de Souza. O texto literário em sala de aula: o trabalho com livros paradidáticos e a mediação de leitura. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14995
Issue Date: 7-Jul-2017
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Clarissa Francisca de Souza Plácido.pdf2017 - Clarissa Francisca de Souza Plácido3.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.