Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14948
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Pesquisa colaborativa por meio de WebQuests: refletindo sobre a formação do hiperleitor
metadata.dc.creator: Sousa, Michele Cristine Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Roberto, Tania Mikaela Garcia
metadata.dc.contributor.referee1: Roberto, Tania Mikaela Garcia
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Fábio André
metadata.dc.contributor.referee3: Dias, Fernanda Henriques
metadata.dc.contributor.referee4: Werneck, Leonor
metadata.dc.contributor.referee5: Pereira, Marli Hermenegilda
metadata.dc.description.resumo: O universo da sala de aula não pode mais ficar alheio às novas tecnologias da informação. Por esse motivo, este trabalho visa inserir como alternativa de pesquisa no lócus escolar o gênero WebQuest, ferramenta didática de pesquisa hipertextual. A WebQuest é um gênero digital que pode ser utilizado como recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, de modo a contribuir no desenvolvimento de habilidades leitoras mais dinâmicas, interativas e direcionadas entre os alunos, "nativos digitais", nascidos em uma era hipertextual. Compreende-se que o uso do gênero citado contribui para auxiliar os alunos a desenvolverem o senso crítico e reflexivo sobre pesquisas, assim como possibilita uma produção de conhecimento conjunto, através da colaboração entre os membros de um grupo. A pesquisa caracteriza-se por ser uma pesquisa-ação em uma abordagem qualitativa. Foi realizada uma intervenção pedagógica com a duração de um bimestre letivo em dois nonos anos de duas escolas estaduais do Rio de Janeiro, uma localizada em Itaguaí e outra no município de Nova Iguaçu. A intervenção contou com três momentos de pesquisa desenvolvida pelos alunos: uma pesquisa nos moldes tradicionais, uma segunda pesquisa em caráter de projeto piloto, a partir da aplicação de uma webgincana, e a pesquisa principal, com a aplicação da WebQuest. O tema de pesquisa envolveu a mudança ortográfica do Português. Os dados indicam que a WebQuest é um gênero relevante para o desenvolvimento de pesquisas mais colaborativas entre os alunos, proporcionando um ambiente mais integrador entre os atores educacionais.
Resumen: The universe of the classroom can no longer remain indifferent to new information technologies. Therefore, this work aims to insert the gender WebQuest, a didactic hypertext research tool, as a research alternative in the school locus. WebQuest is a digital genre that can be used as an aid in the process of teaching and learning in order to contribute to the development of more dynamic reader’s skills, interactive and targeted among students, “digital natives”, born in a hypertext era. It is understood that the use of this genre contributes to help students develop critical and reflective senses about research as well as provides a set of knowledge production through collaboration among members of a group. The research is characterized as being an action research with a qualitative approach. An educational intervention has been carried out over a period of one academic quarter in two classes of ninth graders in two state schools in Rio de Janeiro: one located in Itaguaí and another in Nova Iguaçu. The intervention had three stages of research developed by students: a research in the traditional format, a second research with a pilot project character, starting with the application of a web contest, and the main research, with the implementation of the WebQuest. The theme of the research involved the spelling change of Portuguese. The data indicate that the WebQuest is an important genre for the development of more collaborative research among students, providing a more inclusive environment between the educational actors.
Palabras clave: Gênero digital
Hipertexto
WebQuest
Hiperleitor
Pesquisa colaborativa
Ensino de língua materna
Digital genre
Hypertext
Hyper reader.
Collaborative research
Mother tongue teaching
metadata.dc.subject.cnpq: Letras
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: SOUSA, Michele Cristine Silva de. Pesquisa colaborativa por meio de WebQuests: refletindo sobre a formação do hiperleitor. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em em Letras) Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14948
Fecha de publicación: 26-ago-2015
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2015 - Michele Cristine Silva de Sousa.pdfDocumento principal5.08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.