Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14942
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Desenvolvendo habilidades em crônicas: como alcançar a proficiência leitora de discentes a partir deste gênero?
Otros títulos : Developing skills in chronicles: How to achieve student reading proficiency of this genre?
metadata.dc.creator: Santos, Thaís de Paiva
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Gerson Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Gerson Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Andrea
metadata.dc.contributor.referee3: Fonseca, Rívia Silveira
metadata.dc.description.resumo: A dissertação apresenta uma proposta, que tem por objetivo apresentar caminhos para que os alunos da rede pública de ensino, do 9º ano do ensino fundamental, possam tornar-se leitores competentes. Para isso, foi elaborada, a partir do gênero crônica uma sequência didática fundamentada nas teorias de Koch, Adam, Hanks, Marcuschi e Bahktin, na qual buscou-se levar os alunos a ir além da mera decifração do código escrito, buscando pistas nos textos de modo a atingirem a construção de sentidos por meio da leitura. A pesquisa teve um caráter investigativo e intervencionista. Verificou-se a necessidade de desenvolver este trabalho após a observância de resultados obtidos pelos alunos do Colégio Estadual Nephtalina Carvalho Ávila nas avaliações SAERJINHO e SAERJ, em situações que exigiam a demonstração de habilidades de leitura e também pela observação dos resultados a nível do estado do Rio de Janeiro: as habilidades que envolviam leitura eram, de modo geral, as que apresentavam menores percentuais de acertos. Além disso, a leitura é uma espécie de princípio básico junto à escrita para que o discente alcance o domínio de outras habilidades nas mais diversas disciplinas escolares e também para seu desenvolvimento pessoal, seja no mercado de trabalho ou em qualquer situação social que lhe exija uma participação ativa. É por meio dela que se descobre e compreende o mundo interior e o mundo no qual o leitor se insere.
Resumen : The dissertation presents a proposal, which aims to present ways for students in the public school system, in the 9th grade of elementary school, to become competent readers. In order to do so it was drawn up, from the chronicle genre a didactic sequence based on Koch, Adam, Hanks, Marcuschi and Bahktin’s theories from which we sought to bring students to go beyond the mere deciphering the written code, seeking clues in texts so as to achieve the construction of meaning through reading. The research was investigative and interventionist. There was the need to develop such work after observing results obtained by the students of Nephtalina Carvalho Ávila State College in SAERJINHO and SAERJ assessments in situations requiring the demonstration of reading skills and also by observing the results the state level Rio de Janeiro: the skills involving reading were generally those that had lower percentages of hits. Also, reading is a kind of basic principle with the writing for the student to reach the mastery of other skills in various school subjects and also to their personal development, whether in employment or in any social situation that requires you an active participation. It is through it that you discover and understand the inner world and the world in which the reader is inserted.
Palabras clave : Gênero textual
Leitura
Crônica
Habilidades
Competências
Proficiência leitora
textual Gender
Reading
Chronic
Skills
Competences
Proficient reader
metadata.dc.subject.cnpq: Letras
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación : SANTOS, Thaís de Paiva. Desenvolvendo habilidades em crônicas: como alcançar a proficiência leitora de discentes a partir deste gênero? 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14942
Fecha de publicación : 21-dic-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015 - Thaís de Paiva Santos.pdf1.85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.