Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14936
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Da crônica narrativa à notícia: uma proposta de ensino-aprendizagem da escrita para o ensino fundamental por meio da retextualização
Otros títulos: From the narrative chronicle to the news: a teaching-learning proposal of writing for elementary education through retextualization
metadata.dc.creator: Melo, Luiz Fernando de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonseca, Rívia Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Rívia Silveira
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, Anderson da Costa
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo principal levar os alunos de uma turma de sétimo ano a escreverem o gênero textual notícia através de um processo de retextualização de uma crônica narrativa. Para isso, foram pensadas atividades de leitura, interpretação e escrita sobre esses dois gêneros. A hipótese levantada sugere que a retextualização de um gênero narrativo que oferece elementos pré-estabelecidos, como personagens, tempo e espaço, bem como brevidade e a narração de um acontecimento do cotidiano, consiga levar o aluno de sétimo ano a escrever satisfatoriamente uma notícia. Para testar a hipótese, foi diagnosticada a capacidade dos alunos de escreverem esse gênero, depois de expostos à proposta pedagógica prevista pelo Caderno de Língua Portuguesa da prefeitura do Rio de Janeiro e apresentada outra proposta para que se chegasse a um resultado diferente na produção final que confirmasse a hipótese. Como arcabouço teórico para a pesquisa, foram utilizadas obras sobre os estudos de letramento, escrita, gêneros, crônica, notícia e retextualização. Como forma de atuação, utilizou-se a pesquisa-ação, por acreditar-se que ela condiz com o objetivo deste projeto
Resumen: This work has as its main objective to lead the students of a seventh year class to write the textual genre news through a process of retextualization of a narrative chronicle. For that, activities of reading, interpretation and writing about these two genres were thought. The raised hypothesis suggests that the retextualization of a narrative genre that offers pre-established elements such as characters, time and space, as well as brevity and the narration of an everyday event, can get the seventh year student to write a news satisfactorily. In order to test the hypothesis, the students' ability to write this genre was diagnosed, after being exposed to the pedagogical proposal foreseen by the Portuguese Language Notebook of the City of Rio de Janeiro and it was presented another proposal to achieve a different result in the final production that confirms the hypothesis. As a theoretical framework for the research, works on the studies of literacy, writing, genres, chronicle, news and retextualization were used. As a way of acting, the action research was used, for it is believed that it matches the purpose of this project
Palabras clave: escrita
gêneros
crônica
notícia
retextualização
writing
genres
chronicle
news
retextualization
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: MELO, Luiz Fernando de Oliveira. Da crônica narrativa à notícia: uma proposta de ensino-aprendizagem da escrita para o ensino fundamental por meio da retextualização. 2018. 124 f.. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14936
Fecha de publicación: 14-jun-2018
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2018 - Luiz Fernando de Oliveira Melo.pdfLuiz Fernando de Oliveira Melo5.4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.