Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14934
metadata.dc.type: Dissertação
Título: A leitura de contos do gênero fantástico da literatura brasileira nas turmas de 7° ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The reading of tales of the fantastic genre of brazilian literature in the 7th grade classes of elementary school
metadata.dc.creator: Sousa Junior, Adilson Vicente de
metadata.dc.contributor.advisor1: Queiroz, Mario Cesar Newman de
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Mario Cesar Newman de
metadata.dc.contributor.referee2: Nogueira, Vanessa Cianconi Vianna
metadata.dc.contributor.referee3: Roxo, Maria do Rosario da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo propor linhas investigativas de análise de textos literários do gênero conto, especificamente no gênero contos fantásticos de autores brasileiros, no âmbito da leitura e análises de textos, por meio de mediações didáticas, a alunos do 70 ano do Ensino Fundamental. A promoção de novas abordagens aqui adotadas teve como base teórica vários estudos de teóricos da literatura fantástica como Tzvetan Todorov, Irène Bessière, P. G. Castex, L. Vax, R. Caillouis entre outros, bem como as orientações oriundas do New Criticism por John Crowen Ransom e dos Formalistas Russos por proporem um olhar voltado exclusivamente para o interior das obras, desconsiderando aspectos extralinguísticos, quais sejam historicismos, biografismos, psicologismos e sociologismos da crítica impressionista vigentes nos livros didáticos. Com efeito, possibilitou-nos amostragens focadas nos elementos estruturais unidos a conteúdos temáticos específicos dos textos fantásticos
Resumo: This work aims to propose investigative lines of analysis of literary texts of the genre short story, specifically in the subgenre fantastic tales of Brazilian authors, within the scope of reading and analysis of texts, through didactic mediations, to students of the 70 year of Elementary School. The promotion of new approaches adopted here was based on several theoretical studies by fantastic literary theorists such as Tzvetan Todorov, Irène Bessière, PG Castex, L. Vax, R. Caillouis among others, as well as the guidelines from New Criticism by John Crowen Ransom and the Russian Formalists for proposing a look focused exclusively on the interior of the works, disregarding extralinguistic aspects, namely historicisms, biographies, psychologisms and sociologisms of the Impressionist criticism in force in textbooks. Indeed, it enabled us to sample focused on structural elements combined with specific thematic content of fantastic texts
Palavras-chave: Literatura brasileira
Literatura fantástica
Contos fantásticos brasileiros
Análise de contos fantásticos
Brazilian literature
Fantastic literature
Fantastic Brazilian tales
Analysis of fantastic tales
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SOUSA JUNIOR, Adilson Vicente de. A leitura de contos do gênero fantástico da literatura brasileira nas turmas de 7° ano do ensino fundamental. 2020.157 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14934
Data do documento: 30-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020 - Adilson Vicente de Sousa Junior.pdf2020 - Adilson Vicente de Sousa Junior2.38 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.