Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14929
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Lygia Maria Andrade Figueira dos | |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T01:03:09Z | - |
dc.date.available | 2023-11-20T01:03:09Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-10 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lygia Maria Andrade Figueira dos. O ensino do texto argumentativo sob a ótica metacognitiva em turma de oitavo ano do ensino fundamental. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14929 | - |
dc.description.abstract | This research has a purpose to present the development of a work for teaching the argumentative text in a class of elementary school. Based on metacognitive theories, especially in studies from researcher John Flavell, a didactic sequence was created to stimulate in students an awareness about their learning processes in the production of argumentative writing. The texts produced by the students during activities constitute the data to evaluate the effectiveness of work. Through three axes of observation, textual productions made for the ditactic sequence were compared to the students performance in the previous step, diagnostic analysis, and then it can be verified whether or not there was development in terms of the abilities for argumentative writing. The results demonstrate that the strategies selected for work were well used by students, which in majority, were able to use them in their textual productions. | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Texto argumentativo | por |
dc.subject | Metacognição | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.title | O ensino do texto argumentativo sob a ótica metacognitiva em turma de oitavo ano do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | The teaching of argumentative text tthrough the prism of metacognition in 8th grade class of elementar school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Roza Maria Palomanes | |
dc.contributor.advisor1ID | 807.960.287-53 | por |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Roza Maria Palomanes | |
dc.contributor.referee2 | Martins, Adriana Leitão | |
dc.contributor.referee3 | Roxo, Maria do Rosário | |
dc.creator.ID | 092.503.747-80 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2447501614788748 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um trabalho voltado para o ensino do texto argumentativo em uma turma do Ensino Fundamental. Embasando-se em teorias metacognitivistas, em especial nos estudos do pesquisador John Flavell, elaborou-se uma sequência didática que se propôs a estimular nos estudantes a consciência acerca dos seus processos de aprendizagem na produção escrita argumentativa. Os textos produzidos pelos alunos durante as atividades constituem os dados a partir dos quais se avaliou a eficácia do trabalho desenvolvido. Por meio de três eixos de observação, as produções textuais realizadas durante a aplicação da sequência didática foram comparadas às que os estudantes realizaram em etapa anterior, de análise diagnóstica e, assim, pôde-se verificar se houve ou não desenvolvimento da amostra no que diz respeito a habilidades para a escrita argumentativa. Os resultados obtidos demonstram que as estratégias selecionadas para trabalho foram bem aproveitadas pelos estudantes, que, em maioria, conseguiram utilizá-las em suas produções textuais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 21. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 1995. DE LUCIA, Nelsi Lacon de e HOCEVAR, Susana Ortega de. Cognición, Metacognición y Escritura. Revista Signos, 2008. Universidad Nacional de Cuyo. Argentina. ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Editora da UFPR. Curitiba, 2000. FLAVELL, J. H. Metacognition and Cognition Monitoring: A New Area of Cognitive- Developmental Inquiry. American Psychologist. Outubro, 1979. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar – 26. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. GERHARDT, A. F. L. M. Identidades Situadas e os Caminhos abertos para o ensino da língua portuguesa no Brasil. Linguística aplicada e ensino: língua e literatura. Campinas: Pontes/ALAB, 2013. JOU, Graciela Inchausti & SPERB, Tania Mara. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Porto Alegre, 2006. KOCH, Ingedore Villaça. ELLIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2014. MULLER, Liane Filomena e WINTER, Vera Lúcia. Proposta de Ensino do gênero artigo de opinião a partir de uma sequência didática para professores em formação. Caxias do Sul, 2009. OLIVEIRA, Jossely Bezerra Martins. Concepções de escrita, texto e gênero textual em relatos de aula de língua materna. Revista Virtual de Estudos da Línguagem – ReVEL. V.2, n.2. 2004. RIBEIRO, Célia. Metacognição: Um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003. Universidade Católica Portuguesa. RIO DE JANEIRO, Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares 3º ao 9º ano, 2013. RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2013. SERCUNDES, Maria Madalena I. (2000). Ensinando a escrever. In: CHIAPPINI, Ligia (coord.) Aprender e ensinar com textos. Vol. 1. São Paulo: Cortez. | por |
dc.subject.cnpq | Letras | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/6922/2015%20-%20Lygia%20Maria%20Andrade%20Figueira%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/21110/2015%20-%20Lygia%20Maria%20Andrade%20Figueira%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/27443/2015%20-%20Lygia%20Maria%20Andrade%20Figueira%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/33854/2015%20-%20Lygia%20Maria%20Andrade%20Figueira%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/40188/2015%20-%20Lygia%20Maria%20Andrade%20Figueira%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/46578/2015%20-%20Lygia%20Maria%20Andrade%20Figueira%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/52988/2015%20-%20Lygia%20Maria%20Andrade%20Figueira%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/59408/2015%20-%20Lygia%20Maria%20Andrade%20Figueira%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2067 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-10-03T17:42:33Z No. of bitstreams: 1 2015 - Lygia Maria Andrade Figueira dos Santos.pdf: 17348817 bytes, checksum: e80134e39e4666e6d8eca291b33e8d01 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-03T17:42:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Lygia Maria Andrade Figueira dos Santos.pdf: 17348817 bytes, checksum: e80134e39e4666e6d8eca291b33e8d01 (MD5) Previous issue date: 2015-07-10 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Lygia Maria Andrade Figueira dos Santos.pdf | Documento principal | 16.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.