Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14922
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Indeterminação do sujeito no ensino fundamental: uma proposta de intervenção baseada na monitoração estilística do texto
metadata.dc.creator: Imenes, Thatiana dos Santos Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Angela Marina Bravin dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Angela Marina Bravin dos
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Victória Wilson da Costa
metadata.dc.contributor.referee3: Freire, Gilson Costa
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para o estudo e uso das estratégias do sujeito indeterminado no ensino fundamental, aplicada em turmas do oitavo ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro, com o objetivo de levar o aluno a conhecer e usar as formas de indeterminação na modalidade escrita do Português Brasileiro, a depender do grau de monitoração do texto. As atividades didáticas partem de uma pesquisa diagnóstica com três segmentos envolvidos no processo ensino-aprendizagem: professor, aluno e livro didático. Em relação aos docentes, foi aplicado um questionário em que buscamos identificar as crenças e atitudes deles quanto ao fenômeno sob estudo. No tocante aos alunos, analisaram-se as respostas dadas por eles aos exercícios propostos pelo livro didático adotado pela referida escola. A fundamentação teórico-metodológica subjacente à formulação desses exercícios também serviu de objeto de análise para constituição do diagnóstico. A proposta de intervenção baseou-se no Modelo dos Contínuos, idealizado por Bortoni-Ricardo (2004, 2005), mais especificamente no contínuo de monitoração estilísitica. Como metodologia didática, tomamos como apoio a abordagem de aprendizagem colaborativa, desenvolvida por Behrens (2000).
Resumen: This paper presents a proposal of educational intervention for the study and use of the strategies of indefinite subject in elementary school, applied in classes of the eighth year of a municipal school in Rio de Janeiro, in order to make the student know and use the forms of indeterminacy in the written form of Brazilian Portuguese, depending on the level of the text monitoring. The learning activities are based on a diagnostic survey of three segments involved in the teaching-learning process: teacher, student and textbook. Regarding teachers, we applied a questionnaire in which we aimed at identifying their beliefs and attitudes in relation to the phenomenon under analysis. Regarding the students, we analyzed their answers to the exercises proposed by the textbook adopted by that school. The theoretical-methodological basis underlying the formulation of these exercises also served as the object of analysis to establish the diagnosis. The intervention proposal was based on the Continuum Model, designed by Bortoni-Ricardo (2004, 2005), specifically in continuous stylistic monitoring. As a teaching methodology, we took the collaborative learning approach (Behrens, 2013) as support.
Palabras clave: indefinite subject
stylistic monitoring
collaborative teaching
Sujeito indeterminado
monitoração estilística
ensino colaborativo
metadata.dc.subject.cnpq: Letras
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: IMENES, Thatiana dos Santos Nascimento. Indeterminação do sujeito no ensino fundamental: uma proposta de intervenção baseada na monitoração estilística do texto. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14922
Fecha de publicación: 22-jul-2015
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2015 - Thatiana dos Santos Nascimento Imenes.pdfDocumento principal6.92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.