Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14896
metadata.dc.type: Dissertação
Título: A geometria na educação de jovens e adultos: uma experiência com alunos que atuam na construção civil
metadata.dc.creator: Ramos Junior, Valdo da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, José Roberto Linhares de
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação tem o objetivo de abordar aspectos que levantem questionamentos a respeito da prática de os conteúdos de geometria serem relegados a segundo plano nas aulas de matemática, e em particular na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). Com o intuito de mostrar o quão importante é o conhecimento de geometria para os alunos, buscamos fazer associações entre os conhecimentos geométricos dos alunos que atuam na construção civil, com a utilização de seus conceitos e a aplicabilidade no ambiente de trabalho. Dessa forma, foram realizadas entrevistas com alunos do ensino médio da EJA que utilizam geometria em suas atividades laborais, visando compreender seus saberes informais, com o intuito de justificar a necessidade de que seja enfatizado o ensino dessa parte importante da matemática. A partir dos resultados encontrados, concluímos que a formalização de conceitos é de suma importância para os discentes. Durante todo o trabalho discorreremos sobre o papel mediador do professor nessa modalidade de ensino, bem como a contribuição da etnomatemática, na perspectiva de encontrarmos aspectos mais amplos que auxiliem nos processos de ensino e de aprendizagem.
Resumen: This thesis aims to address issues that raise questions about the practice of the geometry content to be relegated to the background in math classes, particularly in the form of youth and adult education (EJA). In order to show how important is the knowledge of geometry for students, we seek to make associations between the geometric knowledge of the students who work in construction, with the use of their concepts and the applicability in the workplace. Thus, interviews were conducted with students of the middle school EJA using geometry in their work activities, to understand their informal knowledge, in order to justify the need for it to be emphasized teaching this important part of mathematics. From these results, we conclude that the formalization of concepts is of paramount importance to the students. Throughout the work we will discuss the mediating role of the teacher in this type of education, as well as the contribution of Ethnomathematics with a view to finding broader aspects that help in teaching and learning processes.
Palabras clave: Geometry teaching
Education of youth and adults
Civil Construction
Ensino de geometria
Educação de jovens e adultos
Construção civil
Etnomatemática
Ethnomathematics
metadata.dc.subject.cnpq: Matemática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: RAMOS JÚNIOR, Valdo da Silva. A geometria na educação de jovens e adultos: uma experiência com alunos que atuam na construção civil. 2015. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14896
Fecha de publicación: 31-ago-2015
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2015 - Valdo da Silva Ramos Júnior.pdfDocumento principal721.87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.