Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14893
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Gamificação no ensino da matemática: uma experiência no ensino fundamental
Otros títulos: Gamification in mathematics teaching: an experience in middle school
metadata.dc.creator: Esquivel, Hugo Carlos da Rosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Douglas Monsôres de Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Nobili, Edilaine Ervilha
metadata.dc.description.resumo: A gamificação é uma estratégia que vem sendo adotada com sucesso para estimular o engajamento de pessoas nas mais variadas atividades. O aumento motivacional por ela proporcionado tem se mostrado de grande utilidade nos processos de ensino e aprendizagem. Neste trabalho analisaremos o Estado da Arte e possíveis caminhos a serem percorridos na utilização da gamificação no ensino de Matemática na educação básica, com base em uma experiência em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental
Resumen: Gamification is a strategy that is being successfully adopted to estimulate people engagement in various activities. The motivational growth allowed by it has shown of great usefulness in teaching and learning processes. In the present work we analyze the State of Art and possible paths in the use of gamification in mathematics teaching in middle school, based on an experience with an eighth-grade class.
Palabras clave: Gamificação
Educação
Matemática
Ensino
Gamification
Education
Mathematics
Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: Matemática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: ESQUIVEL, Hugo Carlos da Rosa. Gamificação no ensino da Matemática: uma experiência no ensino fundamental. 2017. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14893
Fecha de publicación: 29-ago-2017
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2017 - Hugo Carlos da Rosa Esquivel.pdfDocumento principal1.89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.