Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14891
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMatos, Marcos Guedes de
dc.date.accessioned2023-11-20T00:59:41Z-
dc.date.available2023-11-20T00:59:41Z-
dc.date.issued2016-08-31
dc.identifier.citationMATOS, Marcos Guedes de. O uso do Geogebra em sala de aula como proposta para facilitar a aprendizagem dos números complexos. 2016. 116 f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14891-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to show that you can work mathematical content with the aid of technological devices in the student's daily life, such as phones and tablets, making use of a world-renowned and award-winning software, GeoGebra. And to achieve this goal, we developed a qualitative research with teachers from state schools operating in the municipality of Paracambi-RJ. In addition, experiments were developed with two groups formed by students of the 3rd year of high school State College President Rodrigues Alves, located in the municipality of Paracambi-RJ, applying different methodologies for each group, in order to study the results.eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectComplex numberseng
dc.subjectTechnology in Learningeng
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectNúmeros complexospor
dc.subjectTecnologia na Aprendizagempor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.titleO uso do GeoGebra em sala de aula como proposta para facilitar a aprendizagem dos números complexospor
dc.title.alternativeThe use of Geogebra in the classroom as a proposal to facilitate the learning of complex numberseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.advisor1ID032.136.676-09por
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee2Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.referee3Freire, Emerson Souza
dc.creator.ID106.549.587-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140907918714494por
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é mostrar que é possível trabalhar conteúdos matemáticos com o auxílio de fatores tecnológicos presentes no cotidiano do aluno, como celulares e tablets, fazendo uso de um software mundialmente conhecido e premiado, o GeoGebra. E para atingir este objetivo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com professores da rede estadual de ensino que atuam no município de Paracambi-RJ. Além disso, experiências foram desenvolvidas com dois grupos, formados por alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves, localizado no Município de Paracambi-RJ, aplicando metodologias distintas a cada grupo, a fim de estudar os resultados obtidos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7100/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20038/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26361/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32746/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39178/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45560/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51948/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58354/2016%20-%20Marcos%20Guedes%20de%20Matos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1642
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-05-12T19:15:41Z No. of bitstreams: 1 2016 - Marcos Guedes de Matos.pdf: 2810699 bytes, checksum: 5df934a2d6cc5b3422a4a09a634ed143 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-12T19:15:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Marcos Guedes de Matos.pdf: 2810699 bytes, checksum: 5df934a2d6cc5b3422a4a09a634ed143 (MD5) Previous issue date: 2016-08-31eng
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016 - Marcos Guedes de Matos.pdfDocumento principal2.74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.