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metadata.dc.type: Dissertação
Título: Sequências didáticas para o ensino de progressões geométricas e probabilidade: explorando problemas motivadores no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Didactic sequences for teaching geometric progressions and probability: exploring motivating problems in high school
metadata.dc.creator: Borges, Diogo Sérgio
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Aline Maurício
metadata.dc.contributor.referee3: Antunes, Gladson Octaviano
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar um conjunto de atividades para o ensino de progressões geométricas e probabilidades de forma detalhada (sequências didáticas), começando e entremeando as etapas de ensino com uma coleção de problemas curiosos e instigantes, de maneira a manter a atenção e o interesse dos alunos do ensino médio. Este trabalho defende que a motivação é a ferramenta fundamental para que o aluno volte sua atenção e suas energias para a aula, e que a utilização de um problema motivador no momento certo da aula pode fazer a provocação necessária para que o discente dê uma chance ao que está sendo apresentado. O tutorial ensinado mostra como inserir problemas tradicionalmente motivadores como o problema da mesada, o paradoxo de Zenão, o problema dos aniversários e outros vários numa aula de forma que sejam pontos de atração para os assuntos ministrados. Recursos como o LibreOffice e páginas da web também complementam as ferramentas motivadoras utilizadas nas aulas.
Resumo: The objective of this work is to present a set of activities for teaching geometric progressions and probabilities in detail (didactic sequences), starting and interweaving the teaching steps with a collection of curious and thought-provoking problems, in order to maintain attention and interest of high school students. This work argues that motivation is the fundamental tool for the student to turn their attention and energy to the class, and that the use of a motivating problem at the right time in class can provoke the necessary provocation so that the student gives a chance to what is being presented. The taught tutorial shows how to insert traditionally motivating problems such as the allowance problem, the Zenão paradox, the birthday problem and several others into a class so that they are points of attraction for the subjects taught. Features such as LibreOffice and web pages also complement the motivating tools used in classes.
Palavras-chave: motivação
probabilidades
progressões geométricas
ensino médio
motivation
probabilities
geometric progressions
high school
metadata.dc.subject.cnpq: Matemática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: BORGES, Diogo Sérgio. Sequências didáticas para o ensino de progressões geométricas e probabilidade: explorando problemas motivadores no ensino médio. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14853
Data do documento: 23-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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