Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Victor Hugo Lyra de
dc.date.accessioned2023-11-20T00:58:52Z-
dc.date.available2023-11-20T00:58:52Z-
dc.date.issued2013-04-13
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Victor Hugo Lyra de. Reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica: alguns fatores importantes. 2013. 49 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14840-
dc.description.abstractThe motivation for this work arose from the desire for a better education in this country. The work aims to promote reflection on the teaching and learning of mathematics at a basic level, identifying the structural problems that can enhance students' difficulties with regard to effective understanding of science. First, we performed a literature search on the topic, which some authors have pointed out the important factors that could influence this process. Subsequently, through interviews conducted with 50 students of Basic Education of the West Zone of the city of Rio de Janeiro, whose ages ranged from 12 to 19 years is sought answers to improving the quality of mathematics classes, through problems identified by the students themselves. In another time, four students from the 9th grade of elementary school, not involved in the interview, participated in a case study that included one of the factors mentioned in the work. In the concluding remarks are presented reflections on the consequences that the mitigation of factors could cause.eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso de Ensino e Aprendizagempor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectTeaching-Learning Processeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectBasic Educationeng
dc.titleReflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica: alguns fatores importantespor
dc.title.alternativeReflections on the process of teaching and learning of Mathematics in Basic Education: some important factorseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.advisor1ID087.080.467-78por
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee2Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee3Mattos, José Roberto Linhares de
dc.creator.ID000.700.817-19por
dc.description.resumoA motivação para a realização deste trabalho surgiu devido aos anseios por uma educação melhor neste país. O trabalho tem como objetivo a promoção de reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática em nível básico, procurando identificar os problemas estruturais que podem potencializar as dificuldades dos estudantes, no tocante à compreensão efetiva da ciência. Primeiramente, foi feita uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, onde alguns autores apontaram fatores importantes que poderiam influenciar esse processo. Posteriormente, por intermédio de entrevistas realizadas junto a 50 estudantes da Educação Básica da Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, cuja faixa etária variava de 12 a 19 anos, buscou-se respostas para a melhoria da qualidade das aulas de Matemática, através dos problemas apontados pelos próprios alunos. Num outro momento, quatro estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, não envolvidos na entrevista, participaram de um estudo de caso que contemplou um dos fatores apontados no trabalho. Nas considerações finais são apresentadas reflexões acerca das consequências que a mitigação dos fatores poderiam ocasionar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12953/2013%20-%20Victor%20Hugo%20Lyra%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17392/2013%20-%20Victor%20Hugo%20Lyra%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23720/2013%20-%20Victor%20Hugo%20Lyra%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30072/2013%20-%20Victor%20Hugo%20Lyra%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36458/2013%20-%20Victor%20Hugo%20Lyra%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42848/2013%20-%20Victor%20Hugo%20Lyra%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49194/2013%20-%20Victor%20Hugo%20Lyra%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55648/2013%20-%20Victor%20Hugo%20Lyra%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3336
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-02-20T14:15:23Z No. of bitstreams: 1 2013 - Victor Hugo Lyra de Oliveira.pdf: 1197436 bytes, checksum: a8d0a7a7925e8e54c430aa48b8d42d2d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-20T14:15:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Victor Hugo Lyra de Oliveira.pdf: 1197436 bytes, checksum: a8d0a7a7925e8e54c430aa48b8d42d2d (MD5) Previous issue date: 2013-04-13eng
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013 - Victor Hugo Lyra de Oliveira.pdfDocumento principal1.17 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.