Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14839
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Propostas de utilização de códigos de barras como recurso didático para o ensino da Matemática
Título(s) alternativo(s): Proposal for using barcodes as a resource for Mathematics teaching
metadata.dc.creator: Silva, Valeska Aparecida Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Douglas Monsôres de Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Douglas Monsôres de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
metadata.dc.contributor.referee3: França, Luiz Felipe Nobili
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas das possibilidades de utilização dos códigos de barras como recurso didático nas aulas de matemática. Para isso, descreveremos alguns tipos de códigos de barras, e a matemática envolvida nas suas estruturas. Com o interesse de situar o aluno quanto à relação socioeconômica e o uso dos códigos de barras, o trabalho também versa sobre alguns aspectos históricos. Reforça-se, assim, o uso da Modelagem Matemática e também o da Interdisciplinaridade, abrindo-se uma brecha para aproximar o ensino de História ao ensino de Matemática.
Resumo: This thesis aims to present some possibilities of using the barcode as a didactic resource for teaching mathematics. For this, we will describe some types of barcodes, and the mathematics involved in their structures. We also treat of some historical aspects of the barcodes, aiming to show for the student their importance to the socioeconomic relations. Thus, this reinforces the use of Mathematical Modelling and Interdisciplinarity, opening a way to approach the teaching of history and mathematics.
Palavras-chave: códigos de barras
modelagem matemática
história dos códigos
ensino
Barcodes
Mathematical modeling
History of codes
Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: Matemática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: SILVA, Valeska Aparecida Rodrigues da. Propostas de utilização de códigos de barras como recurso didático para o ensino da Matemática. 2013. 44 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14839
Data do documento: 15-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013 - Valeska Aparecida Rodrigues da Silva.pdfDocumento principal1.38 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.