Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14836
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Uma Experiência no ensino de geometria espacial no terceiro ano do ensino médio
Otros títulos : An Experience in teaching spatial geometry in the third year of high school
metadata.dc.creator: Nogueira, Fernanda
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Orlando dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Orlando dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Aline Maurício
metadata.dc.contributor.referee3: Busse, Ronaldo da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de dissertação tem como objetivo analisar as dificuldades apresentadas no ensino e aprendizagem dos conteúdos de geometria espacial no ensino médio. Para isso, será apresentada uma pesquisa aplicada em duas turmas do 3º ano, modalidade EJA do CIEP 168 Hilda Silveira Rodrigues, localizado em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Tal pesquisa consiste em avaliar dois métodos de abordagem da geometria espacial: na turma 3002 de forma concreta com a utilização de sólidos geométricos, software e planificações; na turma 3003 de forma tradicional, com a teoria no quadro, explicação e exercícios de fixação. No início do bimestre, antes das aulas, foi aplicado um pré-teste, igual para ambas as turmas, e ao final do bimestre, após as aulas, foi aplicado um pós-teste, igual para as duas turmas. Por fim foram comparados os resultados apresentados pelos alunos nestas avaliações, com a finalidade de aferir os métodos de ensino e concluirmos em qual dos dois métodos obtivemos uma melhor compreensão e fixação dos conceitos abordados.
Resumen : This dissertation aims to examine the difficulties encountered in teaching and learning of the contents of spatial geometry in high school.In this regard, it will be presented an applied research in two classes of the 3rd year, a modality of the EYA CIEP 168 Hilda Rodrigues Silveira, located in Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. This research consists in evaluating two methods of spatial geometry approach: class in 3002 in a concrete manner with the use of geometric solids, software and lesson plans; class in 3003 in the traditional, manner with the theory on the board, explanation and exercises. At the beginning of the quarter, before the classes, a pre-test was applied, equal for both groups, and at the end of two months, after classes,it was applied the same post-test, for both groups. Finally the results presented by the students in these assessments were compared, in order to assess the teaching methods and conclude which of the two methods we have obtained a better understanding and retention of important concepts.
Palabras clave : Geometria espacial
métodos de ensino
aprendizagem
spatial geometry
teaching methods
learning
metadata.dc.subject.cnpq: Matemática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación : NOGUEIRA, Fernanda. Uma Experiência no ensino de geometria espacial no terceiro ano do ensino médio. 2014. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14836
Fecha de publicación : 4-ago-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014 - Fernanda Nogueira.pdfDocumento principal3.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.