Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14831
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Ensino de Probabilidade: historicidade e interdisciplinaridade
metadata.dc.creator: Moraes, Luís Cláudio Longo
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, André Luiz Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, André Luiz Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Maria Darci Godinho da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um material didático com uma abordagem interdisciplinar, com contextualização histórica, do ensino de probabilidade na educação básica, sem deixar de usar jogos que iniciaram e impulsionaram o desenvolvimento da teoria da probabilidade, dando ênfase às sete cartas trocadas entre os grandes matemáticos Pierre de Fermat e Blaise Pascal para desvendar o problema dos pontos do também matemático Luca Paccioli.
Resumen : This paper aims to introduce a new educational material for the theory probability. This material, which has an interdisciplinary and historical approach, was elaborated to support the learning of probability in basic education. This material does not exclude the classical games that have started and fueled the development of probability theory, giving emphasis to the seven letters that have been exchanged between the great mathematicians Pierre de Fermat and Blaise Pascal to unravel the problem of points due to the mathematician Luca Paccioli.
Palabras clave : Ensino de Matemática
Probabilidade
História da Matemática
Interdisciplinaridade
Learning of Mathematics
Probability
History of Mathematics
Interdisciplinarity
metadata.dc.subject.cnpq: Matemática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación : MORAES, Luís Cláudio Longo. Ensino de probabilidade: historicidade e interdisciplinaridade. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14831
Fecha de publicación : 19-may-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014 - Luís Cláudio Longo Moraes.pdfDocumento principal3.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.