Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14828
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Ensino de Matemática para alunos surdos com a utilização de recursos visuais
Otros títulos : Teaching mathematics to deaf students with visual tolls
metadata.dc.creator: Arroio, Richard dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, André Luiz Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
metadata.dc.contributor.referee2: Yukizaki, Suemy
metadata.dc.contributor.referee3: Gonçalves, Adilson
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Alex Farah
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem diferente no ensino de matemática para alunos surdos. Serão utilizados recursos visuais e tecnológicos para promover uma maior interação do aluno com o processo de aprendizagem e consequentemente melhorar a aprendizagem da matemática. No primeiro momento é abordado o que é surdez, a identificação da cultura surda e sua história, assim como as principais características do aprendizado matemático dos alunos surdos. Num segundo momento descreveremos passo a passo como foi desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula com essa abordagem. Por fim apresentaremos as conclusões, o que funcionou bem e o que foi necessário mudar para ter um melhor proveito.
Resumen : This paper aims to present a different approach in teaching mathematics to deaf students. Will use visual and technological tools to promote greater student interaction with the learning process and consequently improve the learning of mathematics. At first is discussed what is deafness, the identification of deaf culture and history, as well as them a in features of mathematical learning of deaf students. In a second moment we describe step by step how was the development work done in the classroom with this approach. Finally we present the conclusions, which worked well and what may need to change was to have a better advantage.
Palabras clave : Aprendizado matemático
Surdez
Ensino
learning of mathematics
Deafness
Teach
metadata.dc.subject.cnpq: Matemática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación : ARROIO, Richard dos Santos. Ensino de Matemática para alunos surdos com a utilização de recursos visuais. 2013. 47 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14828
Fecha de publicación : 25-mar-2013
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013 - Richard dos Santos Arroio.pdf2013 - Richard dos Santos Arroio2.87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.