Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14823
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Fractais:motivando a Matemática no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Fractals: Motivating Math in High School
metadata.dc.creator: Médice Júnior, Fábio
metadata.dc.contributor.advisor1: Conceição Junior, Duilio Tadeu da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Douglas Monsôres de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Antunes, Gladson Octaviano
metadata.dc.description.resumo: O interesse dos alunos pela matemática é corriqueiramente baixo, e isto muito se deve à falta de estimulos concretos e aplicações no cotidiano do aluno. Os fractais e sua geometria fazem vislumbrar aplicações da matemática raramente apresentadas aos nossos alunos. Neste trabalho apresentamos os fractais construídos a partir de figuras geométricas simples como retas, triângulos, cubos, etc., e de processos iterativos simples realizando manipulações de figuras geométricas das figuras geométricas. Apresentamos um estudo do perímetro e área e sua relação com Progressões Geométricas. O estudo da dimensão de alguns fractais é também abordado através de uma forma construtiva e simples, onde é possível também utilizar os logaritmos. Veremos também que é possível construir alguns fractais com papel e tesoura, através de recortes e dobraduras, instigando a curiosidade nos alunos pois torna a matemática construtiva e concreta, saindo um pouco do abstratismo
Resumo: The interest of our students for mathematics is routinely low, and this really is due to the absence of specific stimuli and application in everyday student. Fractals and their geometry is rarely glimpse of mathematical applications presented to our students. We present the fractals built from simple geometric figures such as straight lines, triangles, cubes, etc., and simple iterative processes, performing geometric manipulation of these figures. We present a study of the perimeter and area, and its relationship with Geometric Progressions. The study of some fractal dimension is also addressed through a constructive and simple way, where you can also use logarithms. We will also see that it is possible to build some fractals with paper, scissors, through cuts and folds, instigating curiosity in students as it makes the mathematics more constructive and concrete
Palavras-chave: Ensino Médio
Geometria
Fractais
Secondary School, ,
Geometry
Fractals
metadata.dc.subject.cnpq: Matemática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: Médice Júnior, Fábio. Fractais:motivando a Matemática no ensino médio. 2014. [67 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14823
Data do documento: 30-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014 - Fábio Médice Júnior.pdfFábio Médice Júnior22.9 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.