Please use this identifier to cite or link to this item: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14822
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A matemática e os códigos de barras: uma proposta de ensino
Other Titles: Mathematics and barcodes: a teaching proposal
metadata.dc.creator: Freire, Betania de Almeida Moreti
metadata.dc.contributor.advisor1: Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
metadata.dc.contributor.referee1: Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Andre Luiz Martins
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Andre Luiz Cordeiro dos
metadata.dc.description.resumo: Os códigos de barras podem ser uma importante ferramenta para estimular a aprendizagem da Matemática, pois são extremamente utilizados no cotidiano. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral analisar a compreensão das principais características dos códigos de barras e a motivação dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Marcílio Dias, localizada na cidade de Nova Iguaçu – RJ. Inicialmente abordamos o conceito de motivação, seus diferentes tipos, estratégias motivacionais e sua importância na aprendizagem. Na sequência, definimos alguns conceitos matemáticos necessários para entender a matemática que está por trás dos códigos de barras. Em seguida, descrevemos a estrutura dos códigos de barras, em particular dos códigos de barras EAN-13. Também apresentamos de forma resumida os QR Codes. Por fim, é feita uma abordagem qualitativa a partir da avaliação de atividades diversificadas e de instrumentos de pesquisas, buscando identificar a motivação escolar e a motivação pela Matemática dos envolvidos. O presente trabalho demonstra que é possível motivar os alunos em seus processos de ensino-aprendizagem ao contextualizar a Matemática, através dos códigos de barras
Abstract: Barcodes can be an important tool to stimulate the learning of math, because they are extremely used everyday. With that in mind, this work has as it general objective to analyze the comprehension of the main characteristics of barcodes and the motivation of 9th grade students of the elementary school of the Marcílio Dias Municipal School, in Nova Iguaçu-RJ. Initially, we approach the concept of motivation, its different types, motivational strategics and its importance in the learning process. In sequence, we define some math concepts that they need to understand the math behind the barcodes. Then, we describe the barcodes structures, specially of the EAN-13 barcodes. We also briefly present the QR Codes. Lastly, a qualitative approach is made based on the evaluation of diversified activies and of research instruments, seeking to identify the school motivation and math motivation of those involved. This work demonstrates that is possible to motivate students in their teaching-learning processes by contextualizing math, through barcodes
Keywords: Códigos de barras
Motivação
Ensino de matemática
Barcodes
Motivation
Math’s teaching
metadata.dc.subject.cnpq: Matemática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: FREIRE, Betania de Almeida Moreti. A matemática e os códigos de barras: uma proposta de ensino. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas,Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14822
Issue Date: 1-Jul-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Betania de Almeida Moreti Freire.pdf2020 - Betania de Almeida Moreti Freire9.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.