Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14816
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Utilização de aplicativos touchscreen no ensino de Matemática: possibilidades, problemas e possíveis soluções
metadata.dc.creator: Marques, Cássius
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Douglas Monsôres de Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Douglas Monsôres de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Aline Mauricio
metadata.dc.contributor.referee3: Paula, Michel Cambrainha de
metadata.dc.description.resumo: O ensino da Matemática muda lentamente, enquanto o perfil dos alunos muda a cada geração. Os laboratórios de informática montados nas escolas públicas, investimento de alto custo, muitas vezes ficam abandonados e se tornam obsoletos. Atualmente, com a evolução da informática e o surgimento de celulares e tablets com tecnologia touchscreen, novos aplicativos educativos têm sido desenvolvidos para essas ferramentas. Muito se tem discutido acerca da real aplicabilidade desses equipamentos, se podem realmente auxiliar na aprendizagem ou se apenas distraem o aluno, mas o certo é que eles estão presentes a todo momento e que vale a pena se valer disso para buscar melhorar o aprendizado. O Sketchometry é um aplicativo de geometria dinâmica, com comandos simples, que pode ajudar o estudante no estudo da geometria e de funções Matemáticas. A movimentação das construções, antes feita com gestos e imaginação por tantos professores, hoje pode ser realizada com o toque dos dedos nas telas de celulares e tablets, facilitando a visualização. Os professores, no entanto, ainda têm dificuldades em implementar esse tipo de ferramenta em suas aulas. Este estudo buscou avaliar a opinião de estudantes do ensino fundamental, graduandos, mestrandos e mestres acerca da utilização de celulares/tablets em sala de aula. Atividades com o Sketchometry foram realizadas e, em seguida, um questionário de avaliação para a pesquisa foi aplicado. Nos resultados obtidos, observou-se que entre os motivos citados para a não utilização dessas ferramentas, estão o número de alunos por sala, a falta de estrutura nas escolas, o despreparo do próprio professor, entre outros. Com relação aos licenciandos, mestrandos e egressos do PROFMAT da UFRRJ, a maioria dos professores e futuros professores acredita na utilização desse tipo de ferramenta, e que existe interesse dos alunos para que sejam utilizadas, que os obstáculos existem mas não são intransponíveis.
Resumen : The teaching of mathematics changes slowly while the students' profile changes every generation. The I.T. labs set up in public schools, which are high cost investments, often get forgotten and become obsolete. Nowadays, with technology evolution and the appearance of smartphones and tablets, new educational apps are being developed for these tools. Many discussions have been held regarding the real applicability of such tools, if they can really help or simply distract the student, but it is a known fact that they are present all the time and that it is worthy to use them in order to improve the learning experience. Sketchometry is a dynamic geometry app with basic commands that could help students with geometry and mathematical functions. The moving of constructions, usually made by gestures and with the imagination of teachers, can now be done with the touch of fingers on the screens of mobile phones and tablets, making visualization easier. Teachers, however, still have difficulties implementing such tools in their classes. This essay attempted to evaluate the opinion of students of primary school, undergraduates, masters degree students and masters on the usage of smartphones/tablets in class. Activities with Sketchometry were shown, followed by an evaluation questionnaire for the research. The results obtained indicate that some of the reasons provided not to use the tools, are the number of students per classroom, the lack of structure in schools and the lack of skill of teachers. When it comes to licentiates, master's degree students and graduates from UFRRJ's PROFMAT, the majority of teachers and soon to be teachers believe in the usage of the tools, that the students are interested in using them and that there are indeed obstacles but they are not insuperable.
Palabras clave : Mathematics Teaching
Teacher Training
Ensino de Matemática
Touchscreen
Sketchometry
Formação de Professores
metadata.dc.subject.cnpq: Matemática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación : MARQUES, Cássius. Utilização de aplicativos touchscreen no ensino de Matemática: possibilidades, problemas e possíveis soluções. 2016. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14816
Fecha de publicación : 31-ago-2016
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016 - Cássius Marques.pdfDocumento principal3.53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.