Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14803
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Possibilidades do uso da calculadora não científica e do software GeoGebra na educação básica
metadata.dc.creator: Lourenço, Fernando Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor1: Conceição Junior, Duilio Tadeu da
metadata.dc.contributor.referee1: Conceição Junior, Duilio Tadeu da
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Orlando dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Carlos Vitor de Alencar
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma colaboração de ideias a serem exploradas quanto a recursos tecnológicos na educação, com ênfase na utilização da calculadora não científica com alunos do sétimo ano do ensino fundamental e do software Geogebra com discentes do ensino médio. Propõe-se a desmistificar conceitos que possam comprometer a construção do saber por vias eletrônicas como um recurso pedagógico e apresenta propostas que possam inspirar outras ideias aqui não registradas. Discursa sobre a inclusão da tecnologia no âmbito da sala de aula em detrimento da visão hostil aos recursos áudio visuais na educação, e sobre a importância de uma metodologia consistente que viabilize a utilização desses recursos.
Resumo: This work presents a collaboration of ideas to be explored regarding technological resources in education, with emphasis on the use of the non-scientific calculator with seventh year elementary students and Geogebra software with high school students. It proposes to demystify concepts that may compromise the construction of knowledge by electronic means as a pedagogical resource and presents proposals that may inspire other ideas not registered here. It discusses the inclusion of technology within the classroom in detriment of the hostile view of audio visual resources in education, and on the importance of a consistent methodology that enables the use of these resources.
Palavras-chave: Technology
teaching
learning
Tecnologia
ensino
aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: Matemática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: LOURENÇO, Fernando Guimarães. Possibilidades do uso da calculadora não científica e do software GeoGebra na educação básica. 2013. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14803
Data do documento: 27-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013 - Fernando Guimarães Lourenço.pdfDocumento principal3.29 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.