Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14800
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A História da geometria descritiva e uma proposta de atividades para o ensino médio
Otros títulos : The history of descriptive geometry and a proposal for activities for high school
metadata.dc.creator: Coutinho Neto, Nelson Rangel
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, André Luiz Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Douglas Monsôres de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Alex Farah
metadata.dc.description.resumo: A Geometria Descritiva teve sua origem durante a Era Napoleônica através do matemático Gaspard Monge. Chegou ao Brasil no início do século XIX por imposição de D. João VI. Destacou-se basicamente como disciplina integrante de currículos de cursos superiores, tais como Engenharia, Arquitetura e Artes. No ensino médio, o ensino da Geometria Descritiva está praticamente extinto, ficando restrito apenas a algumas instituições mais tradicionais. Entretanto, a Geometria Descritiva se relaciona intimamente com a Geometria Espacial, a Geometria Analítica e os Cálculos Diferencial e Integral, de maneira que sua aplicação no ensino médio poderá contribuir para o aprendizado de outros conceitos geométricos
Resumen : The Descriptive Geometry had its origin during the Napoleonic Age through the mathematician Gaspard Monge. It arrived in Brazil in the early nineteenth century by imposition of D. João VI. It excelled mainly as part of the curriculum of higher education courses such as Engineering, Architecture and Arts discipline. In high school, teaching Descriptive Geometry is almost extinct, being restricted to only a few more traditional institutions. However, Descriptive Geometry is closely related to the Space Geometry, Analytical Geometry and Differential and Integral Calculus, so that its application in middle school will be of fundamental contribution to the learning of other geometric concepts
Palabras clave : Descriptive Geometry
Gaspard Monge
Spatial Geometry
Analytical Geometry
Geometria Descritiva
Gaspard Monge
Geometria Espacial
metadata.dc.subject.cnpq: Matemática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación : COUTINHO NETO, Nelson Rangel. A história da geometria descritiva e uma proposta de atividades para o ensino médio. 2014. 36 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14800
Fecha de publicación : 30-ago-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014 - Nelson Rangel Coutinho Neto.pdfNelson Rangel Coutinho Neto993.24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.