Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14662
metadata.dc.type: Tese
Title: As conferências interamericanas de educação (1943-1963): imperialismo e educação na América Latina
Other Titles: The inter-american education conferences (1943-1963): imperialism and education in Latin American
metadata.dc.creator: Silva, Leandro Oliveira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Gouvêa, Fernando César Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Gouvêa, Fernando César Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
metadata.dc.contributor.referee3: Andrade, Flavio Anicio
metadata.dc.contributor.referee4: Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha
metadata.dc.contributor.referee5: Martins, Angela Maria Souza
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as Conferências Interamericanas de Educação realizadas entre os anos de 1943 e 1963. A delimitação do marco temporal da ocorrência desses encontros, tomados como objeto de estudo nesta pesquisa, tem como premissa a compreensão de que o período que abrangeu a década de 1930 até o iníco da década de 1960 foi marcado por um ciclo da política imperialista estadunidense para a América Latina que utilizou como estratégia diplomática uma retórica interamericanista que enunciava que as relações continentais deveriam ser pautadas pela soberania dos países americanos, pela cooperação e pela fraternidade continental. Trata-se de uma pesquisa do campo da história da educação em sua interface com as contribuições teóricas e metodológicas da história política. Utilizamos como fontes deste estudo os documentos oficiais dos eventos, cuja análise ocorrerá em observância ao referencial teórico-metodológico anunciado e priorizando investigar de que modo os interesses estadunidenses foram sedimentados nos acordos celebrados nesses fóruns multilaterais de pactuação de compromissos educacionais entre os Estados Unidos da América e os países latino-americanos.
Abstract: This work aims to investigate the Inter-American Conferences of Education held between 1943 and 1963. The delimitation of the time frame for the occurrence of these meetings, taken as the object of study in this research, is based on the premise that the period that covered 1930s until the beginning of the 1960s was marked by a cycle of American imperialist policy towards Latin America that used an inter-american rhetoric as a diplomatic strategy that stated that continental relations should be guided by the sovereignty of American countries, cooperation and continental fraternity. It is a research in the field of the history of education in its interface with the theorical and methodological contributions of political history. We used as sources of this study the official documents of the events, whose analysis will take place in compliance with the announced theoretical-methodological framework and prioritizing investigating how the American interests were sedimented in the agreements celebrated in these multilateral forums for the agreement of educational commitments between the United States of America and Latin American countries.
Keywords: Conferências Interamericanas de Educação
História da Educação da América Latina
Imperialismo
1943-1963
Inter-American Conferences of Education
History of Latin American Education
Imperialism
1943-1963
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SILVA, Leandro Oliveira da. As conferências interamericanas de educação (1943-1963): imperialismo e educação na América Latina. 2022. 285 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14662
Issue Date: 12-Dec-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Leandro Oliveira da Silva.Pdf2022 - Leandro Oliveira da Silva3.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.