Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/14610
metadata.dc.type: Dissertação
Título: Curtir, interagir e aprender no Facebook
Otros títulos: Like, interact and learn on Facebook
metadata.dc.creator: Silva, Bruno Vieira Alves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Bairral, Marcelo Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, José Valter
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Rita Marisa Ribes
metadata.dc.description.resumo: Cada vez mais, as tecnologias da informação e comunicação (TIC) acabam por tornar, de maneira rápida, a comunicação, a interação e o compartilhamento de conteúdo entre as pessoas. Essa investigação busca refletir sobre as contribuições do Facebook como espaço de aprendizagem em uma disciplina optativa de Pós-Graduação em Educação, além de analisar as interações em um grupo fechado no Facebook intitulado Tecnologias e Inclusão Social. O grupo integrou uma disciplina optativa do Mestrado Acadêmico em Educação do PPGEduc/UFRRJ e foi constituído por dez pós-graduandos com diferentes formações. A disciplina transcorreu em sua maior parte no Facebook e os participantes tiveram oportunidade de explorar as ferramentas disponibilizadas no grupo e de refletir coletivamente a partir de diferentes propostas de discussão emergentes. Os dados foram gerados a partir das interações no grupo. O software Nodelx foi utilizado para analisar a não linearidade e a hipertextualidade presentes no processo interativo nesta rede. Como resultados, a pesquisa elucida ruídos e silêncios observados na dinâmica interativa neste grupo. Ruídos eram caracterizados a partir das interações relacionadas às discussões que aconteciam no grupo. E como silêncios são caracterizados os rastros silenciosos dos membros ao utilizar a rede, ou seja, o longo período de tempo sem interagir na rede.
Resumen: Increasingly, information and communication technologies (ICTs) are rapidly making communication, interaction and sharing of content between people a breeze. This research seeks to reflect on the contributions of Facebook as a learning space in an optional course of Postgraduate Education and analyze the interactions in a closed group on Facebook entitled Technologies and Social Inclusion. The group was an elective subject of the MSc Academic in Education of the PPGEduc/UFRRJ and was constituted by ten postgraduate students with different backgrounds. The discipline was mostly spent on Facebook and participants had the opportunity to explore the tools available in the group and to reflect collectively from different emerging discussion proposals. The data were generated from the interactions in the group. Nodelx software was used to analyze the nonlinearity and hypertextuality present in the interactive process in this network. As results, the research elucidates noises and silences observed in the interactive dynamics in this group. Noises were characterized from the interactions related to the discussions that took place in the group. And as silences are characterized the silent trails of the members when using the network, that is, the long period of time without interacting in the network.
Palabras clave: Facebook
Análise de interações
Grupo fechado no Facebook
Facebook
interactions analysis
closed group on Facebook
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: SILVA, Bruno Vieira Alves da. Curtir, interagir e aprender no Facebook. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14610
Fecha de publicación: 16-feb-2017
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2017 - Bruno Vieira Alves da Silva.pdf2017 - Bruno Vieira Alves da Silva2.81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.